O chamado “laser microfocado” é popular para os pacientes que buscam tratamentos que visam o rejuvenescimento facial. Visto que, ao contrário de outras técnicas, ele promete resultados semelhantes ao do lifting cirúrgico, mas sem a necessidade de se realizar um procedimento tão invasivo. Mas, como funciona essa tecnologia? O que está por trás de um tratamento tão eficiente?
Ao longo desta publicação você irá descobrir o que realmente é o “laser microfocado” e a sua importância no mercado estético, sobretudo nos últimos anos. Aproveite para desvendar os mistérios dessa técnica tão popular entre os pacientes, considerada uma ótima oportunidade de investimento para os profissionais de estética. Dessa forma, você poderá ampliar o atendimento da sua clínica ou consultório, garantindo mais resultados a longo prazo.
Afinal, existe laser microfocado?
Primeiro é preciso entender que o tratamento em si existe, mas essa terminologia está incorreta. Apesar do nome “laser microfocado” ter se popularizado, principalmente entre os pacientes, esse protocolo não utiliza a tecnologia de laser e sim o HIFU — Utrassom Focalizado de Alta Intensidade. Por esse motivo, o nome correto do tratamento é ultrassom microfocado!
O que é ultrassom microfocado?
O ultrassom microfocado é uma técnica em que se utiliza o ultrassom estético para estimular a produção de colágeno na pele, principalmente em tratamentos faciais. É também possível encontrar uma variação denominada ultrassom macrofocado cuja aplicação é comum em tratamentos corporais.
Seu uso na estética teve início a partir de 2008 quando ficou comprovada a eficiência do HIFU em procedimentos estéticos. Desde então, o ultrassom microfocado está entre os tratamentos de rejuvenescimento facial mais eficientes do mercado de estética e, por consequência, entre os mais cobiçados pelos pacientes. Isso porque, ao contrário de outros procedimentos, ele é capaz de proporcionar os mesmos resultados de um procedimento cirúrgico, mas sem ser invasivo.
O que o ultrassom microfocado faz no rosto?
Para conseguir obter esses resultados revolucionários, o ultrassom microfocado atua em um ponto estratégico da derme: o Sistema Músculo Aponeurótico Superficial. Localizada logo abaixo do tecido adiposo, o SMAS é uma estrutura rica em colágeno responsável pela sustentação da pele. Por esse motivo, é o alvo principal dos tratamentos que visam o rejuvenescimento da pele. Veja abaixo a Dra. Patrícia Froes falando um pouco sobre essa estrutura.
Durante muitos anos o acesso a essa região era restrito aos procedimentos cirúrgicos, como o lifting facial, mas a tecnologia de HIFU modificou esse cenário. Ela é a única capaz de tratar diretamente o SMAS sem afetar os tecidos adjacentes, pois possui ondas microfocadas de alta intensidade que alcançam com precisão essa região.
Ao entrar em contato com o SMAS, o ultrassom microfocado provoca pequenas lesões que desencadeiam um processo regenerativo que consiste, basicamente, na produção de novas fibras de colágeno. Dessa forma, ele estimula a retomada da produção de colágeno, além de provocar uma contração instantânea da região que irá proporcionar o efeito lifting.
Os resultados são perceptíveis logo na primeira aplicação, além disso os efeitos são prolongados, já que o pico de atuação do HIFU acontece até três meses após o tratamento. Outros benefícios também são perceptíveis após as sessões, tais como:
- Melhora do contorno facial ou corporal;
- Suavização das linhas e rugas de expressão;
- Melhora na flacidez corporal e facial;
- Diminui a adiposidade localizada em regiões como papada;
- Tonificação da pele.
Como Como age o ultrassom na gordura localizada?
A tecnologia de ultrassom focalizado também é eficiente no tratamento de regiões com gordura localizada corporal, principalmente pela capacidade de alcance das ondas de ultrassom. Por esse motivo, o ultrassom microfocado e macrofocado também é utilizado em protocolos que visam diminuir as células adiposas em tratamentos corporais.
As ondas de ultrassom causam o aumento de energia nas células ao elevar a temperatura na região tratada e, por consequência, elas se rompem. O excesso de gordura é liberado no organismo para que ele utilize como fonte de energia posteriormente, principalmente em períodos de alta queima calórica. Dessa forma, o ultrassom macrofocado vai diminuindo as áreas em que estão concentrados grandes volumes de tecido adiposo.
A sua ação também contribui para o remodelamento do tecido adiposo facial e corporal ao provocar a coagulação térmica das camadas de gordura. Principalmente, quando sua ação interna é combinada a um aplicador de alta qualidade, como o presente no equipamento de HIFU da Contourline.
O HIPRO possui um aplicador anatômico que pode ser utilizado em protocolos faciais e corporais. Seu design ergonômico permite que o tratamento com HIFU seja personalizável, já que ele se adapta com facilidade às características corporais de cada paciente. Além disso, ele possibilita que a remodelação corporal ou facial seja feita com precisão, potencializando ainda mais os resultados do ultrassom microfocado.
Não é a toa que o HIPRO está entre os melhores equipamentos de ultrassom focalizado do país.
Agora que você já sabe o que é o “laser microfocado” é a verdadeira tecnologia que está por trás desse tratamento, já pode conhecer também todas as características do HIPRO. Dessa forma, estará preparado para realizar o investimento necessário nessa tecnologia que está entre as principais tendências do mercado de estética internacional.
Que tal descobrir um pouco mais sobre esse equipamento revolucionário? Em nosso site, você encontra todos os detalhes sobre o ultrassom microfocado HIPRO, além de depoimentos sobre seu desempenho em tratamentos! Não perca essa oportunidade!