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Mercado de medicina estética vale a pena? O que você precisa saber antes de investir

O mercado de medicina estética segue em crescimento em todo o mundo, mesmo com os contratempos causados por crises socioeconômicas, como a Pandemia do Coronavírus. Isso porque, ao contrário do que ocorreu em outras áreas, as pessoas seguem apostando em procedimentos estéticos, sobretudo os não invasivos, pois também estão em busca de bem-estar. Mas, esse não é um comportamento recente!

Em 2020, a Mckinsey, multinacional de consultoria de gestão estratégica, publicou um estudo que demonstrava um aumento no interesse pelo bem-estar por parte dos consumidores. De acordo com a pesquisa, 79% dos entrevistados acreditavam que se sentir bem consigo mesmo é importante e uma prioridade, e isso inclui cuidar da aparência. Na ocasião, foram entrevistadas 7.500 pessoas de diferentes países, mas outras pesquisas também identificaram o mesmo comportamento.

O resultado dessa percepção coletiva é um aumento no número dos procedimentos não invasivos em todo mundo, como demonstra o estudo publicado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em 2020.  A pesquisa apontou um aumento de 28% na realização de procedimentos estéticos não-cirúrgicos, além de colocar o Brasil como segundo país em número de procedimentos realizados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Mais do que simples estatísticas, pesquisas como essas comprovam como a área da estética está repleta de oportunidades e justifica seu crescimento constante. Na ocasião, a empresa já previa um crescimento de 5% a 10% para o mercado de medicina estética. E a tendência é que ele continue evoluindo, principalmente diante do surgimento de novas tecnologias que favorecem a popularização dos tratamentos.

O que é preciso saber antes de investir?

Um mercado tão lucrativo atrai investidores, esse é ciclo natural, logo é natural também que a concorrência seja grande.  Motivo pelo qual, quem estiver interessado em apostar no mercado de estética no Brasil, deve estar preparado para todos os desafios que irá enfrentar.

Pensando nisso, reunimos nesta publicação insights essenciais para os profissionais que estão planejando abrir seus consultórios ou clínicas de estética. Todas as informações são importantes para que seu investimento seja assertivo, bem direcionado e renda lucros a curto e longo prazo. Portanto, não deixe de levar em consideração cada um dos tópicos abordados ao longo do texto.Vamos ao primeiro passo?

5 insights poderosos que você precisa conhecer para você se dar bem no mercado de medicina estética brasileiro

1. Faça uma análise do mercado:

Através do rápido panorama do mercado de estética no Brasil feito na introdução deste texto, já foi possível perceber que as oportunidades na medicina estética são muitas. Também são muitos os desafios enfrentados pelos profissionais que apostam nessa área, principalmente, por se tratar de um mercado concorrido. Logo, é preciso definir algumas estratégias que te ajudem a driblá-los de maneira eficiente.

O melhor caminho é começar apostando em uma análise do mercado através de um estudo aprofundado sobre o cenário que estará inserido seu negócio. Dessa forma, será possível obter informações estratégias para o crescimento da sua clínica ou consultório de estética, tais como:

  • Potencial de público;
  • Posicionamento da concorrência;
  • Principais fornecedores;
  • Análise de precificação;
  • Cenário micro e macroeconômico.

Esses e outros pontos trazem insights importantes sobre como será o desempenho do seu negócio dentro do cenário atual, bem como as projeções de crescimento futuro. Portanto, quem deseja se destacar no mercado de medicina estética, deve estudá-los com atenção para estar bem preparado.

2. Invista em um plano de negócios:

A análise de mercado servirá como embasamento para outras fases estratégicas nessa etapa inicial do investimento, como a formulação de um plano de negócios. Trata-se de um documento em que são descritos todos os objetivos de um negócio, bem como os passos que devem ser dados para alcançá-los. Dessa forma, é possível garantir que as estratégias sejam realmente assertivas, evitando possíveis prejuízos de tempo e até mesmo financeiros.

Apostar em um plano de negócios bem estruturado é essencial para qualquer empreendedor. Isso porque, além de evitar erros que podem afetar seus resultados, esse planejamento também diminui as incertezas que giram em torno de um investimento, além de deixar claro quais são as oportunidades disponíveis.

Outras vantagens também podem ser diretamente relacionadas a um plano de negócio, tais como:

  • Facilita a comunicação entre toda equipe da empresa;
  • Orienta a administração quando for necessário enfrentar desafios;
  • Ajuda na captação de novos recursos quando necessário;
  • Auxilia na implementação de processos que potencializam os resultados.

Elaborar um plano de negócios não é um processo fácil, pois algumas etapas precisam ser seguidas, como:

  • Realizar a análise de mercado, citada anteriormente;
  • Identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio;
  • Estabelecer seus objetivos a curto e longo prazo;
  • Criar um plano de marketing para alcançá-los.

Trata-se de um processo demorado, pois é necessário que todas as etapas sejam feitas com cuidado e seriedade. Afinal, essa é uma decisão que com certeza fará total diferença para os resultados da sua clínica ou consultório, sobretudo em um área tão concorrida como o mercado de medicina estética.

3. Estruture um plano de marketing:

Deve ter percebido que uma das etapas da elaboração de um plano de negócio é exatamente elaborar um plano de marketing e, com certeza, uma das mais importantes. Porque esse documento servirá como um guia para alcançar os objetivos do seu negócio e, consequentemente, irá contribuir para o seu crescimento. No entanto, isso só será possível se for bem elaborado e utilizado de forma estratégica.

Ele servirá como guia para que toda equipe estabeleça ações de marketing que realmente sejam efetivas para o crescimento da empresa. Para isso, alguns passos são necessários durante a execução desse planejamento, incluindo as etapas citadas anteriormente: a análise de mercado e plano de negócios. Após concluí-las, os próximos passos são definir as estratégias de acordo com os objetivos estabelecidos, por exemplo:

  • Definir quais serão os canais de divulgação;
  • Planejar o formato de conteúdo para cada um deles;
  • Estabelecer o investimento necessário;
  • Planejar cada uma das campanhas, conforme os objetivos do projeto.

Vale ressaltar que o planejamento de marketing, assim como as outras análises, é vivo, ou seja, ele pode sofrer alterações ao longo do caminho. Isso porque, conforme os objetivos são alcançados, novas metas vão surgindo, bem com os desafios naturais do mercado. Portanto, é necessário que as estratégias estejam sempre se adequando ao cenário enfrentado internamente e externamente.

4. Escolha a equipe e aposte na sua capacitação:

Outro ponto importante no início de um investimento é saber apostar em uma equipe de qualidade para todos os setores, desde o atendimento, passando pela equipe técnica para condução dos procedimentos, até a gestão de marketing. Afinal, ter um time alinhado com seus propósitos é um dos segredos para que qualquer negócio seja bem-sucedido, sobretudo quando envolve atendimento ao público.

Para clínicas de estética esse cuidado é ainda mais redobrado, pois os serviços prestados exigem uma capacitação constante por parte do profissional. Uma vez que, em decorrência das evoluções tecnológicas, os protocolos estéticos estão sempre sofrendo evoluções, bem como os equipamentos utilizados nas sessões. Sendo assim, é essencial manter desde o início do projeto uma rotina de atualizações.

Ela servirá também para que a clínica ou consultório de estética esteja preparado para oferecer aos seus pacientes as principais tendências do mercado. Já que, ao investir em atualizações constantes, será possível também identificar os tratamentos que são as melhores alternativas do momento. O que nos leva ao tópico seguinte: em quais equipamentos investir!

5. Defina em quais equipamentos investir:

Com as primeiras etapas concluídas, outras decisões estratégicas serão fáceis de serem tomadas, como a aquisição de equipamentos. Essa é uma etapa importante para as clínicas e consultórios de estética, pois o investimento correto é quem garantirá os melhores resultados nos tratamentos oferecidos aos pacientes. Logo, é o que conseguirá proporcionar o lucro necessário para o crescimento do negócio a curto e longo prazo.

Para quem está começando esse pode ser um processo difícil, afinal existem múltiplas opções de equipamentos no mercado. Contudo, o profissional de estética que está começando agora a investir nessa área poderá se basear em algumas informações principais durante sua tomada de decisão.

Como exemplo, é possível citar 4 pontos importantes a serem levados em consideração durante essa escolha:

  1. Reputação da empresa: invista em empresas que já sejam renomadas no mercado, mesmo que o custo seja mais alto, pois garantirá a segurança necessária para seu negócio.
  2. Qualidade dos equipamentos: aposte em equipamentos modernos e revolucionários, pois é uma garantia de que o investimento terá longa durabilidade.
  3. Certificação: confirme sempre se os equipamentos possuem registro aprovado na ANVISA, porque a regulamentação é o que garante a segurança dos pacientes e da clínica de estética.
  4. Garantias de compra: atente-se para as condições do contrato. Confirme se a empresa oferece garantia de compra, além de suporte antes e após aquisição do equipamento. Assim, caso seja necessário, sua clínica de estética estará sempre amparada.

Tendo em mente esses pontos será possível tomar o primeiro passo na aquisição dos equipamentos com maior segurança. Mas, lembre-se também de estar atento às principais tendências do mercado de estética no Brasil para que seus investimentos sejam assertivos.

Agora que você já sabe como iniciar seu investimento no mercado de medicina estética, comece a aprofundar suas análises. Clique aqui e confira nossa linha de  equipamentos para medicina estética mais modernos do mercado. Aproveite também para conhecer os tratamentos estéticos que são tendências na área de estética em nosso blog. Pronto para começar seu investimento com o pé direito? Ficou alguma dúvida sobre o blog post de hoje? Deixe seu comentário abaixo para receber ajuda. Até breve!

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