Reunião de marketing com equipe de dermatologia estética

10 estratégias para vender mais na sua clínica de dermatologia estetica

Não existe uma fórmula mágica para fazer com que uma clínica de dermatologia estética venda mais e se mantenha em pleno crescimento. Cada profissional terá a sua receita, de acordo com as experiências vividas e particularidades do seu negócio.

Investir em um bom planejamento de marketing e um atendimento excepcional são, sim, pontos chaves para atrair e fidelizar novos clientes. Mas não são só esses fatores responsáveis pelo sucesso de um empreendimento. É todo um conjuntos de estratégias capazes de gerar os resultados positivos esperados.

Se você tem dúvida de como vender mais na dermatologia estética ou se está no caminho certo no processo de captação e retenção de novos clientes, continue a leitura. Preparamos um super guia para te ajudar a conquistar mais pacientes e turbinar as vendas dos tratamentos estéticos da sua clínica.

Tendências e novidades em dermatologia estetica

Em uma clínica de dermatologia estética o que é realizado são tratamentos voltados para as condições e aparência da pele. Esses procedimentos, geralmente, são opcionais e não são considerados tratamentos médicos necessários para a saúde, mas podem ajudar a melhorar a autoestima e a qualidade de vida de muitas pessoas.

Nessas clínicas os profissionais, em sua maioria dermatologistas especializados em procedimentos estéticos, utilizam de aparelhos dermatologia estética com tecnologias avançadas para realizar os tratamentos. Estão sempre de olho na evolução e novas tendências desse mercado que estão sempre surgindo.

Uma das grandes tendências da área são os tratamentos personalizados. Os pacientes buscam, cada vez mais, por tratamentos que sejam adaptados às suas características individuais, que irão suprir às suas necessidades em específico. Oferecer pacotes previamente montados já não é atrativo mais.

Focar em tratamentos preventivos, ao invés de esperar que os sinais de envelhecimento apareçam, tem sido a opção de muitos pacientes. Cuidar para manter a pele saudável e jovem por mais tempo, incluindo tratamentos que estimulam a produção de colágeno. Essa tendência vai de encontro a outra, que prioriza a abordagem mais natural dos tratamentos, oferecendo resultados mais sutis e menos artificiais.

As tecnologias estão evoluindo rapidamente na dermatologia estética, para acompanhar o crescimento acelerado do setor. Diversos novos equipamentos e protocolos de tratamento surgem para suprir a grande demanda de procedimentos estéticos. Entre as novidades estão o surgimento de equipamentos multitarefas. Ou seja, com mais de uma tecnologia empregada que permitem a realização de vários tratamentos, como é o caso do MultiShape e do Unyque.

10 estratégias para vender mais

Vamos lá, chegou a hora de conhecer algumas das principais estratégias que devem ser colocadas em prática no seu negócio estético para alcançar o sucesso nas vendas. Confira:

  1. Identificação do público-alvo e suas necessidades

O público de clínicas de estética é muito vasto. Para direcionar suas ações de forma precisa e eficaz, é importante ter bem definido qual é o seu público-alvo. Traçar as características do seu cliente ideal te ajudará a ser mais assertivo. Para isso crie personas, personagens fictícios que representam o esse cliente.

A persona dará muito mais detalhes sobre o seu possível cliente, guiando melhor suas estratégias de marketing. Para criá-la, entreviste os seus clientes atuais. Eles te darão informações suficientes para traçar o perfil desejado.

  1. Melhoria da experiência do paciente na clínica

A experiência positiva do paciente é um dos fatores mais importantes para a tomada de decisão na escolha de uma clínica. Ofereça um excelente atendimento ao cliente, desde o primeiro contato solicitando informações até o pós procedimento.

Em todas as etapas de compra que esse paciente passar na sua clínica de dermatologia estética, ele precisa se sentir acolhido pelos colaboradores e seguro de que fez a escolha certa. Para isso, a equipe deve estar alinhada aos princípios da empresa e treinada para que esse atendimento seja de excelência. Essa será uma grande vantagem competitiva do seu estabelecimento.

  1. Utilização de marketing digital para atrair mais pacientes

Grande parte dos clientes faz uma pesquisa online para visualizar todas as possibilidades antes de escolher uma clínica de estética. Por isso, é importante ter uma presença marcante no ambiente virtual.

Tenha um site profissional e otimizado para os motores de busca, certificando que tenha informações completas do negócio, como tratamentos, contatos, localização, seja de fácil navegação e tenha uma aparência moderna e atraente.

Além disso, utilize do poder dos canais digitais como redes sociais, e-mail marketing, whatsapp. Essas ferramentas são excelentes para atrair novos clientes e manter seus clientes atuais engajados. Envie promoções e descontos especiais, informações úteis sobre tratamentos, novidades, incentivos.

  1. Oferta de serviços personalizados e pacotes promocionais

Ofereça aos clientes de sua clínica de dermatologia estética tratamentos personalizados para suas necessidades e características. Para aqueles que já são pacientes, um ótima oportunidade de aumentar as vendas é oferecer opções que irão complementar o tratamento que já estão realizando.

Crie pacotes de tratamento que incluam vários procedimentos para atrair clientes que desejam melhorar a aparência de várias áreas do corpo. Isso pode ajudar a aumentar o ticket médio e incentivar os clientes a fazerem mais de um tratamento.

  1. Treinamento de equipe para vendas e atendimento ao cliente

Já dissemos que prestar um bom atendimento é fundamental para que seu cliente tenha uma boa experiência, certo? Para isso, toda a equipe, tanto de vendas quanto de atendimento, deve ser qualificada e estar bem treinada.

Certifique-se de que seus colaboradores estejam alinhados com as diretrizes da clínica, conheçam todos os procedimentos ofertados e mantenham atualizados sobre as novidades, tecnologias e técnicas da área. Assim, conseguirão oferecer um atendimento excepcional, respondendo perguntas, oferecendo soluções e prestando suporte em todas as etapas do tratamento.

  1. Fidelização de pacientes e programa de indicações

Já ouviu aquele ditado de que o melhor vendedor é um cliente satisfeito? Além de verdade esse é um ponto chave de qualquer negócio. Fidelizar as pessoas que já consumiram os serviços oferecidos na sua clínica de dermatologia estetica avançada é uma das grandes estratégias para atrair novos clientes.

Um cliente fidelizado é aquele que confia no seu estabelecimento e que está completamente satisfeito com o que recebeu. Essa satisfação faz com que ela influencie outras pessoas que fazem parte do seu convívio, incentivando-as a experimentarem os seus serviços.

Por isso, além de ter a possibilidade de fazer uma nova venda para esse cliente fidelizado, é possível alcançar novos clientes indicados por eles. Promover campanhas de indicação, oferecendo recompensas ou descontos pelas recomendações bem-sucedidas, são excelentes alternativas para fazer com que outras pessoas conheçam o seu serviço e aumente suas vendas.

  1. Parcerias estratégicas com outros profissionais da área de saúde e beleza

Outra forma de alcançar uma gama maior de pessoas consumindo os serviços do seu negócio é firmando parcerias com outros profissionais da área. Esses estabelecimentos e/ou pessoas divulgarão a sua clínica para o público e clientes deles, ofertando benefícios no seu espaço.

Por exemplo, ofereça um cupom de desconto exclusivo para esse parceiro presentear seus clientes. Assim, além de incentivar que novos potenciais clientes apareçam procurando os serviços da sua clínica, você conseguirá mensurar o retorno dessa parceria.

Ah, mas lembre-se: é importante que esses estabelecimentos ou personalidades tenham um público que se encaixe no seu negócio, que a persona de ambos seja parecida.

  1. Uso de tecnologia para otimização de processos e vendas

A tecnologia veio para facilitar e contribuir com os diversos processos de uma negócio. Aproveite ao máximo tudo que ela pode oferecer.  As funcionalidades dos sistemas de gestão disponíveis na atualidade permitem maior otimização dos processos, inclusive das vendas.

Existem softwares voltados para a medicina estetica avançada, auxiliando em toda a rotina da empresa, como agendamentos de cliente, cadastro de históricos de atendimentos, financeiro, integração de site com captação de dados e leads.

Faça uma busca geral, priorizando por um sistema de gestão que irá se encaixar melhor com o seu negócio, que possui ferramentas que irão facilitar o trabalho diário, possibilitando vender mais tratamentos em sua clínica de dermatologia estética.

  1. Atualização sobre as últimas tendências e tecnologias

Os clientes procuram tratamentos de última geração e procedimentos avançados. Manter-se atualizado sobre as últimas tendências e tecnologias permite oferecer os melhores, mais avançados e mais eficazes tratamentos aos pacientes, além de manter-se competitivo no mercado.

Participar de cursos e eventos, ler artigos científicos e publicações especializadas, participar de grupos e fóruns online, fazer treinamentos oferecidos pelos fabricantes de equipamentos, manter contato com outro dermatologista, são algumas das formas de manter-se sempre atualizado.

  1. Análise e acompanhamento de resultados para ajustes nas estratégias.

A análise e acompanhamento constantes de resultados é uma etapa fundamental para ajustar as estratégias de marketing e vendas em uma clínica de dermatologia estética. Sem isso, fica mais difícil saber o que está funcionando e o que precisa deajustes para melhorar o desempenho da clínica.

É importante definir os objetivos da clínica, selecionar as métricas certas, coletar os dados relacionados à essas métricas selecionadas, analisar os resultados e fazer ajustes nas estratégias com base nos dados coletados.

É hora de colocar em prática!

Esperamos que todo o conteúdo e as dicas que enumeramos nesse artigo tenham sido úteis para auxiliar sua clínica de dermatologia estética a organizar melhor suas estratégias e vender mais tratamentos.

Colocando o conhecimento em prática, temos certeza que terá muito sucesso!

Ah, e para o sucesso maior da sua clínica de dermatologia estética, você tem que ter equipamentos de alta tecnologia, como os oferecidos pela Contourline Medical. Conheça o nosso portfólio e veja qual mais se adequa ao que você precisa no dia a dia.

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