Recepção de clínica de medicina estética

Descubra como o marketing estético de indicação pode ajudar na aquisição de novos clientes

rketing estético de indicação é uma estratégia de marketing que poderá ajudá-lo a dobrar seus resultados de captação de clientes. Isso porque, ao contrário de outras técnicas, ele possui características que conversam diretamente com o mercado de estética e seu público alvo.

Através dessa estratégia é possível captar novos clientes utilizando apenas a influência dos seus pacientes atuais. Por esse motivo, o marketing estético de indicação consegue atrair um público de qualidade, ou seja, que está realmente interessado nos tratamentos e outros serviços oferecidos por sua clínica de estética. Mas, como essa estratégia é desenvolvida? Quais são suas vantagens?

Para começar a ampliar sua cartela de clientes é preciso investir de maneira assertiva. Então, reunimos ao longo deste guia informações essenciais para começar a aplicar o marketing de indicação no seu negócio!

Entenda como funciona e porquê investir no marketing estético de indicação

O marketing de indicação funciona como uma rede de contatos, pois, como mencionamos anteriormente, permite a captação de novos clientes apenas com a influência da sua cartela de clientes atual. Logo, o cerne do marketing de indicação é utilizar a satisfação dos seus clientes para que eles indiquem naturalmente seus serviços para amigos, colegas de trabalho, etc.

A principal vantagem dessa estratégica de marketing é que ela parte do ponto forte do seu negócio: a qualidade do serviço ou atendimento. Portanto, basta um investimento na satisfação dos clientes para iniciar uma reação em cadeia que pode ser impulsionada quando combinada com outras estratégias.

A seguir separamos 5 dicas que irão te ajudar a aplicar de maneira correta o marketing estético de indicação no seu negócio. Confira:

5 dicas para começar a aplicar o marketing estético de indicação:

1. Aposte na satisfação dos seus clientes:

O ponto principal do marketing de indicação é a satisfação dos seus clientes atuais! Logo, é preciso estar atento à qualidade do atendimento oferecido aos seus pacientes, bem como ao relacionamento estabelecido com eles. Afinal, manter uma relação de proximidade, uma boa comunicação e se mostrar disponível são passos importantes para a construção de um relacionamento de confiança.

Confiança é a palavra-chave do marketing de indicação, pois apenas indicamos um serviço ou produto quando confiamos nos seus resultados. Mas, como saber se seus clientes estão realmente satisfeitos com seus serviços?

Existem várias maneiras de medir o índice de satisfação dos clientes, algumas mais práticas e outras mais complexas. Para clínicas de estética com um fluxo menor de pacientes, uma boa alternativa é a tradicional avaliação do atendimento após as sessões, mas é essencial que esse feedback seja registrado. Seja através de uma ficha para preenchimento manual, ou por um documento eletrônico enviado pelo Whatsapp.

Essa avaliação será importante para você iniciar uma relação de confiança com os pacientes, além de descobrir os pontos fortes e as necessidades de melhoria da sua clínica. Outro ponto importante, é que todo cliente gosta de ser ouvido, por mais satisfeito que ele esteja com o serviço. Portanto, é mais um ponto a favor do seu negócio que poderá contribuir para futuras indicações.

Outra maneira de descobrir o índice de satisfação dos seus clientes é através do NPS (Net Promoter Score), métrica global de medição de satisfação. Com uma única pergunta ele é capaz de medir o nível de satisfação e o perfil dos clientes do seu negócio. Revelando se eles são clientes detratores, ou seja, que não confiam no seu serviço, ou se eles são clientes advogados da marca, aqueles que realmente indicam seus produtos.

Para quem deseja investir no marketing estético de indicação, o NPS é uma ótima aposta!

2. Esteja visível para seus clientes em potencial:

Entender em quais canais o seu público está presente é também um passo importante para a estratégia de marketing de indicação. Isso porque, através do relacionamento construído nesses canais, você será capaz de mapear públicos com perfil adequado para o seu negócio. Além disso, será uma boa estratégia para firmar um relacionamento com clientes, influenciadores e outras pessoas que possam indicar seus serviços.

Nas redes sociais, por exemplo, é crescente o número de pessoas que utilizam seus perfis para indicar serviços para amigos, familiares e conhecidos. E na maioria das vezes de forma espontânea! Não há nenhum investimento da marca, apenas a confiança do cliente na qualidade do produto ou serviço que ele contratou.

No mercado de estética isso é cada vez mais comum, pois os clientes tendem a procurar por clínicas ou tratamentos que são indicações de pessoas conhecidas ou influenciadores. Portanto, é também uma estratégia do marketing estético de indicação estimular esse comportamento. E aí é que entramos na próxima dica!

3. Invista em programas de indicação:

Programas de indicações é uma ótima estratégia para clínicas que investem em marketing estético de indicação! Isso porque, através de um plano bem estruturado, eles conseguem estimular os clientes a indicarem seu negócio em troca de premiações. Existem diversas maneiras de executá-los, portanto é possível aplicar um modelo que encaixe perfeitamente com o perfil da sua clínica ou consultório de estética.

Algumas empresas oferecem esse serviço terceirizado, facilitando a gestão do empresário, mas também é possível criar versões mais simples dos programas de indicações. Nesse caso, a palavra-chave para um programa de indicação funcional é planejamento! Para isso, seguir alguns passos podem ser essenciais na aplicação dessa estratégia, tais como:

  • Definir qual será o investimento aplicado no programa;
  • Estabelecer qual será a duração da campanha;
  • Definir quais serão as regras do programa;
  • Indicar os responsáveis por acompanhar as métricas do programa.

Em caso de dúvidas, conte com o auxílio de um profissional ou busque referências no mercado de estética. Dessa forma, você não correrá o risco de fazer um investimento errado ou oferecer uma experiência que não seja satisfatória para o seu cliente.

4. Acompanhe de perto os resultados das suas campanhas:

Como saber que as minhas ações do marketing estético de indicação estão dando resultados? Para isso só existe um caminho: medição. Todas as estratégias ou ações que você aplicar no seu negócio, por mais simples que elas sejam, devem ter um objetivo final. Isso porque, através dos parâmetros estabelecidos inicialmente, você será capaz de definir se os resultados almejados foram alcançados ou não.

Se você deseja captar mais clientes com o marketing estético de indicação, por exemplo, registre seu cenário atual e a meta desejada. Assim, quando as ações estiverem em andamento será possível saber quais trouxeram resultados e quais não funcionaram para o seu negócio. Para facilitar esse processo, defina um membro da sua equipe que será responsável por esse acompanhamento, mas não deixe de envolver os demais em cada uma dessas etapas. 

Instigar o alcance das metas pode ser também uma ótima maneira de motivar sua equipe!

5. Aposte na qualidade do seu serviço:

Por fim, mas não menos importante, voltamos a falar de qualidade! Assim como citamos na primeira dica desta publicação, um dos cernes do marketing estético de indicação é a oferta de um serviço satisfatório e que realmente conquiste o cliente. Para isso, o melhor caminho é investir em três pontos fortes:

Quando somados, eles ajudam a contribuir para um serviço de qualidade e que realmente conquista os clientes. Como resultado, sua clínica de estética irá criar um relacionamento sólido com seus pacientes e, por consequência, as indicações serão feitas naturalmente. Dessa forma, cria-se uma cadeira orgânica de indicação que irá fortalecer cada vez mais sua cartela de pacientes. Incrível, não é mesmo?!

Deseja dobrar o número de clientes da sua clínica ou consultório de estética? Então, aposte no marketing estético de indicação para ampliar seu atendimento!

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