Mulher deitada fazendo sessão de harmonização orofacial com o HIPRO

Harmonização orofacial com ultrassom microfocado, saiba tudo sobre essa técnica inovadora

Em um mercado tão aquecido como o da estética, se tem uma coisa que está movimentando muito as clínicas é a harmonização orofacial (HOF), que tem caído no gosto dos pacientes que estão ávidos por não deixar tão a mostra aqueles temidos sinais de envelhecimento.

Um dos significados da palavra “harmonia” no dicionário é “o equilíbrio entre elementos que ocasiona uma sensação agradável, de leveza”. Trazendo este significado para a vida humana, estamos sempre buscando harmonizar algo, como por exemplo a decoração de uma sala com o ambiente, a comida com a bebida, o sorriso com a face.

Por falar na harmonização entre sorriso e face, vale destacar que essa busca está levando cada vez mais pessoas e procurar profissionais especialistas em deixar a região facial mais equilibrada, mais harmônica. E quem domina tudo sobre esse assunto são os profissionais da odontologia, por isso, muitos deles estão investindo cada vez mais nesse nicho da harmonização orofacial, que permite fazer verdadeiras transformações no paciente, mesmo sem cirurgia.

Como os lábios são a cortina do sorriso, a odontologia vai além de cuidar somente da saúde bucal, pois tem proporcionado através da harmonização facial, auto estima e bem estar aos seus pacientes.

A harmonização orofacial (HOF) realizada pelos dentistas possui diferentes técnicas e uma das mais recentes que foi inserida recentemente, mas que está fazendo o maior sucesso entre os clientes é o uso do ultrassom microfocado. E é justamente sobre esta técnica que iremos falar para você e te mostrar como ele vem ganhando o mercado da Odontologia e fazendo tanto sucesso.

O que é HOF – Harmonização Orofacial?

A sigla HOF se refere a harmonização orofacial. A resolução 198 do CFO (Conselho Federal de Odontologia), define a Harmonização Orofacial (HOF) como sendo um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista em sua área de atuação, responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face.

O intuito é promover simetria e equilíbrio, para que todo o conjunto da face esteja harmônico.

Para isso, vários são os procedimentos realizados na harmonização orofacial e sua escolha dependerá da necessidade de cada paciente, definida através de uma avaliação minuciosa feita pelo profissional.

Veja abaixo algumas das opções mais usadas pelos profissionais:

Preenchimento com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é produzido naturalmente pelo corpo humano e é responsável por definir, dar volume e contorno em algumas regiões do rosto e em conjunto promove uma hidratação profunda na região.

Com o passar do tempo, essa produção reduz e aparecem os sinais de envelhecimento e a face começa a “derreter”, perdendo o seu contorno natural.

Nesses casos, as injeções de ácido hialurônico têm uma boa eficiência. Elas costumam ser aplicadas nos lábios, na mandíbula e no queixo. É um gel translúcido que preenche os lugares com perda de gordura e reabsorção óssea, devolvendo a firmeza e o viço da pele. Segundo a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, seu tempo de ação é, em média, 8 meses, variando conforme a idade e a pele do paciente.

Toxina botulínica

Popularmente conhecido como “botox”, a toxina botulínica promove uma paralisia transitória dos músculos e está entre os principais procedimentos realizados na estética orofacial. Costuma ser aplicada na região da testa e dos olhos para suavizar rugas e linhas de expressão e para corrigir o ângulo da sobrancelha ou levantá-la. Também é uma alternativa para as linhas que se formam na região da boca, como o bigode chinês.

Consiste na aplicação da neurotoxina por via intramuscular, inibindo a liberação de acetilcolina (responsável pela contração muscular). A mesma promove a paralisação da musculatura, evitando a formação de rugas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa toxina tem seu efeito iniciado de 7 a 14 dias após a aplicação, perdurando por cerca de 3 a 6 meses e depois diminuindo de forma gradativa. Se as aplicações são feitas regularmente, o músculo pode enfraquecer e a duração do efeito das aplicações pode durar mais tempo.

Bioestimuladores

Essas substâncias são injetadas em áreas específicas (como diversos pontos do rosto) e estimulam o corpo a produzir colágeno de novo, reposição de volume e diminuição da flacidez, com o objetivo de suavizar os sinais de envelhecimento.

Os bioestimuladores possuem durabilidade e absorção diferentes pelo organismo, existindo os biodegradáveis que são absorvidos pelo próprio organismo e possuem duração entre 18 meses a 5 anos. Os biodegradáveis são o ácido PoliL-láctico (PLLA), hidroxiapatita de cálcio (CaHA), e a policaprolactona (PCL). Também existe o bioestimulador não biodegradável, ou seja, que permanece indefinidamente no organismo. Nessa categoria está o polimetilmetacrilato (PMMA). (Clinical and Laboratorial Research in Dentistry, 2020)

Lipoaspiração de papada

É um procedimento de harmonização orofacial que atua na redução da gordura submental leve à moderada. Não envolve procedimentos invasivos e, sim, utiliza uma enzima produzida pelo nosso próprio corpo, o ácido deoxicólico. Ele consegue romper as moléculas de gordura, então, quando injetado com micro injeções na região da papada, elimina naturalmente a gordura que está ali e impede o retorno da gordura para aquela região, reaparecendo somente em caso de ganho de peso em excesso.

O procedimento da lipo enzimática de papada é bastante simples. Em média, realiza-se de 4 a 6 sessões, com intervalos de 30 dias entre elas.

Ultrassom microfocado

O ultrassom microfocado é uma opção não invasiva de tratamento para flacidez facial e que traz resultados semelhantes a cirurgia de lifting facial, porém mais seguro, confortável e com resultados progressivos e duradouros.

A diferença do ultrassom microfocado, também conhecido como HIFU para outras tecnologias é sua capacidade de atingir tecidos mais profundos, podendo atingir até 4,5 mm de profundidade sem nenhum dano à epiderme.

O HIFU gera um aumento de temperatura, aproximadamente 60º graus que promove pequenos pontos de coagulação, podendo atingir até o Sistema Aponeurótico Muscular Superficial (SMAS), uma camada que é predominantemente de colágeno, causando assim a contração imediata do tecido, iniciando a neocolagênese e a remodelação do colágeno com subsequente enrijecimento da pele, gerando o efeito de lifting.

Ilustração mostrando a anatomia facial e o SMAS, onde o ultrassom microfocado atua

Vantagens da Harmonização orofacial com o HIFU

Um dos motivos que levam o cliente a procurar por procedimentos da estética orofacial é a busca por se sentir bem consigo mesmo. A busca pela harmonia da face abrange aspectos que envolvem o aumento da auto estima, bem estar e saúde.

Com isso, os profissionais priorizam a segurança e realizam procedimentos que dão garantia de resultados e que geram o mínimo de desconforto possível, além de priorizarem procedimentos não invasivos e que seus resultados aumentem no decorrer do tempo. Afinal, a opção de realizar cirurgias ainda se mantém como última escolha devido aos riscos, recuperação, entre outras possíveis intercorrências.

Um dos procedimentos que foram introduzidos nos consultórios são os fios faciais, que são implantes filamentares de natureza sintética que ao serem implantados nos tecidos subcutâneos e adequadamente tracionados promovem a elevação dos tecidos flácidos. Porém, alguns estudos discutem sobre a sua eficácia, principalmente nos aspectos de durabilidade e satisfação do cliente.

Já sobre a eficácia do ultrassom microfocado (HIFU), existem uma quantidade considerável de estudos que avaliaram seus resultados positivos obtidos e que afirmam sua viabilização na prática clínica odontológica.

Um dos pontos importantes e que diferenciam a técnica de outras é a capacidade de atingir camadas profundas como o SMAS, sendo esta importante estrutura no suporte e manutenção da sustentação da pele a longo prazo. Tudo isso sem danificar as camadas adjacentes e estimulando a produção de colágeno de modo eficaz e seguro.

O HIFU é o mais adequado para pacientes com flacidez de pele e tecidos moles de leve a moderada e através da avaliação do profissional e do equipamento utilizado, a depender do grau da flacidez, há ainda a possibilidade de utilizar parâmetros com altas densidades para assim obter melhores resultados.

O procedimento não requer “downtime”, ou seja, não há a necessidade de tempo de recuperação, podendo o cliente retornar para sua rotina normal logo após a sessão.

Atualmente também já existem equipamentos com o aplicador em formato anatômico, o que facilita a aplicação e melhor remodelação da área tratada.

Qual HIFU usar para fazer a HOF?

Um dos pontos que podem pesar na escolha do profissional sobre qual equipamento HIFU utilizar em seu consultório para realizar a Harmonização Orofacial HOF é o custo por disparos, pois a maioria dos equipamentos disponíveis no mercado possui um alto custo com consumíveis, o que encarece o tratamento também para o profissional.

ilustração mostrando as profundidades de ação do HIPRO na pele

Porém, como o mercado está sempre inovando, a Contourline Medical acompanha essa evolução e, através do equipamento de ultrassom microfocado HIPRO, os custos passaram a ficar mais baixos para o profissional devido ao seu baixo custo em consumíveis. Isso acontece já que o HIPRO dispensa a troca de cartuchos, trabalhando com profundidades de 1,5mm a 4,5mm para tratamentos faciais e de 6mm a 13mm para tratamentos corporais que são ajustados eletronicamente a partir do seu software, otimizando o tempo da sessão e consequentemente, aumentando os lucros nos atendimentos.

O HIPRO, além de possuir um aplicador único capaz de realizar tratamentos faciais e corporais, possui um formato circular, o que permite mais flexibilidade e personalização no tratamento. Com a aplicação em modo dinâmico, o profissional consegue definir a real necessidade do seu paciente e realizar a aplicação conforme a anatomia da área tratada e proporcionar resultados mais satisfatórios através de uma aplicação mais eficiente.

Além disso, por conter mais profundidades disponíveis do que os outros equipamentos de HIFU, ainda possui uma ampla diversidade de energia que é disponível de 0,1 Joules a 2 Joules, facilitando com que a aplicação tenha a intensidade adequada para cada paciente e minimizando desconfortos desnecessários ou resultados ineficientes.

Como a praticidade também deve ser um ponto importante a ser avaliado, o HIPRO é um aparelho compacto, pesando aproximadamente 10Kgs e pode ser transportado com facilidade, além de possuir uma manutenção ágil, facilitando assim com que os atendimentos retornem o mais rápido possível nos consultórios em casos de intercorrência. Afinal, ninguém quer perder atendimentos por falta de assistência, não é verdade? E isso é um assunto muito importante para nós da Contourline, sendo o cliente a nossa prioridade.

São inúmeros os benefícios que o HIPRO proporciona e um deles é promover a harmonia do sorriso com a face da melhor forma e com resultados satisfatórios e duradouros.

Quer saber tudo sobre esse equipamento? Acesse a página que lá tem contamos tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *