Mulher olhando o celular e sendo impactada pelo marketing de influência

Marketing de influência: como aplicar na sua clínica estética

O marketing de influência é a estratégia mais adequada para clínicas ou consultórios de estética que estão em busca de novos clientes, principalmente quando atrelado a ações realmente eficientes. Atualmente, o mercado de estética e beleza tem se apoiado principalmente no digital, assim como em outros segmentos, afinal existe um grande poder de alcance na internet.

As redes sociais e outros canais digitais possuem uma capacidade de alcance nunca vista antes, sobretudo quando utilizado da maneira correta. Por isso, quem está procurando ideias sobre como conquistar clientes para clínicas de estética, deve sem dúvidas apostar em um planejamento de marketing digital bem estruturado. Isso envolve definir ações com base no comportamento dos seus clientes, através de um estudo aprofundado, e de acordo com os objetivos do seu negócio.

Um exemplo de ação aplicada em estratégias de marketing digital para estética é a intermediação de influenciadores, conhecido como marketing de influência. Trata-se de modelos de divulgação que visam captar novos clientes através da recomendação de pessoas influentes. Porque o marketing de influência tem se mostrado cada vez mais eficiente no que diz respeito aos resultados.

Quais as vantagens do marketing de influência?

A principal vantagem do marketing de influência é conseguir ter acesso a uma audiência já estruturada, ou seja, que já possui um relacionamento com o intermediário entre marca e produto. Na maior parte dos casos, esse intermediário tem sido os influenciadores, pessoas com grande potencial de alcance, assim garantindo maior eficiência na entrega das ações. Tanto que, de acordo com o relatório 2022 State of Influencer Marketing, realizado pela Klear, 91% do engajamento em publicações patrocinadas no Instagram incluem influenciadores.

Outras vantagens também podem estar atreladas a essa estratégia de marketing digital, principalmente para clínicas ou consultórios de estética, tais como:

  • Ampliar a confiança entre marca e clientes em potencial: ao apostar em influenciadores, a clínica de estética estará apostando na sua referência. Isso é muito importante para consolidar a confiança nos serviços prestados, sobretudo quando a indicação parte de pessoas relevantes para comunidade;
  • Manter sua clínica em evidência: o uso da estratégia de influenciadores no marketing digital para estética também colabora para manter seus serviços sempre em evidência. Desde que essas ações sejam bem planejadas e constantes, é possível trabalhar diferentes aspectos dos serviços prestados ao longo do ano, garantindo assim a construção de um relacionamento duradouro e sólido com clientes em potencial;
  • Atrair uma audiência mais engajada e qualificada: outra vantagem do marketing de influência, é conseguir atrair uma audiência já qualificada, ou seja, que já possui interesse direto em seus produtos ou serviços. Por consequência, colaborando para que os resultados em vendas também sejam mais assertivos, mesmo que o investimento não seja tão alto.

Diante de tantas vantagens é perceptível como o marketing de influência pode ser uma estratégia essencial para quem está em dúvida sobre como conquistar clientes para estética. Mas por onde começar? Basta apenas contratar o serviço de influenciadores? Como fazer essa estratégia realmente dar certo?
Essas são dúvidas extremamente relevantes, especialmente em um cenário tão concorrido como o mercado de estética e beleza. Por esse motivo, preparamos a seguir algumas dicas de como aplicar o marketing de indicação no seu negócio.

Como aplicar o marketing de influência?

Algumas técnicas podem te ajudar a aplicar essa estratégia de marketing de influência na sua clínica ou consultório de estética. Elas são indicadas, principalmente, para profissionais que ainda não possuem uma estratégia de marketing digital definida ou estão iniciando esse processo. Vamos ao passo a passo:

Conheça seu cliente em potencial

O primeiro passo em qualquer estratégia de marketing é conhecer o público do seu negócio, ou seja, as pessoas que são alvo da campanha. Esse é o melhor caminho para a definição de estratégias que sejam realmente efetivas, sobretudo em canais de grande alcance, como as redes sociais e outras mídias digitais.

Quem está iniciando a estratégia de marketing deve apostar em um estudo de persona, um levantamento que irá definir o perfil ideal do seu cliente. Usualmente, esse estudo é realizado por profissionais e leva em consideração uma série de fatores, tais como:

  • Faixa etária dos clientes da sua clínica ou consultório;
  • Quais canais eles frequentam normalmente;
  • Quais são suas dores, ou seja, os “problemas” que eles desejam solucionar com seu serviço;
  • O que eles levam em consideração para tomar uma decisão de compra;
  • Quais os melhores conteúdos para abordá-los.

E outros detalhes que são reunidos em um perfil fictício do cliente ideal que servirá como direcionamento para as demais campanhas. Portanto, trata-se de um estudo para estabelecer quem é seu público, qual a melhor maneira de abordá-lo e o que será preciso produzir para atingir os objetivos de cada campanha.

Trata-se de um processo simples, mas o ideal é contar com ajuda de um profissional de marketing para que esse levantamento seja feito de maneira adequada. Quem ainda não pode realizar esse investimento, é capaz de reunir essas informações básicas através de uma pesquisa com clientes recorrentes ou pelas redes sociais.

Mapeie os influenciadores com o perfil adequado para sua clínica

Os melhores influenciadores para seu negócio são aqueles que possuem relevância para seu público.

Por isso, é essencial utilizar o estudo de persona como base para definir outros passos da estratégia de marketing de influência, como a seleção de influenciadores. Visto que será necessário realizar um levantamento dos perfis ou pessoas que possuem algum grau de influência com seu público alvo.

Durante o levantamento da persona já será possível encontrar alguns perfis que se destacam em relacionamento e alcance. Entretanto, existem outras maneiras de realizar esse mapeamento, tais como:

  • Utilizar ferramentas profissionais, como Influence.me, Digital Influencers e outros;
  • Mapear na sua própria rede os perfis que se destacam, considerando o relacionamento com seus clientes, o engajamento nas publicações e histórico com empresas anteriores;
  • Identificar perfis que produzam conteúdos de acordo com os serviços prestados por sua clínica.

Esses são os primeiros passos para uma curadoria de influenciadores ou pessoas parceiras que possam contribuir com a estratégia de captação de clientes do seu negócio. Ao realizar essa filtragem, sua equipe será capaz de determinar quais perfis abordar para o início de uma parceria e será o momento de definir o modelo da campanha.

Qual o valor investir nessa parceria? De que forma ela será veiculada? Será um serviço de permuta, ou seja, como uma troca de relações? O que nos leva à próxima etapa dessa estratégia.

Prepare um planejamento antecipado das ações 

Em uma estratégia de marketing de influência é essencial que todas as etapas sejam planejadas, assim como em outras ações de marketing. O ideal é que esse planejamento de marketing contemple todas as estratégias do seu negócio, pois servirá como norte para os objetivos de cada campanha e o passo a passo necessário para executá-las. Por esse motivo, todas as informações serão reunidas em um único documento compartilhado com a equipe.

Se tratando do marketing de influência, o planejamento deverá incluir:

  • Os influenciadores selecionados para campanha;
  • O objetivo da campanha;
  • As condições oferecidas para os futuros clientes;
  • O custo do investimento se for pago ou a troca estabelecida, caso seja permuta;
  • A durabilidade da campanha;
  • Os responsáveis pela execução.

O objetivo é deixar registrado informações relevantes para cada uma dessas etapas, assim a equipe poderá consultar esse planejamento sempre que necessário. Além disso, ao realizar esse mapeamento inicial, será possível antecipar possíveis gargalos causados pela campanha, como aumento no fluxo de atendimento, adequações necessárias na agenda e até mesmo adesão de novos equipamentos.

Trabalhar com marketing de influência é uma estratégia que pode afetar diretamente a rotina do seu negócio, de maneira positiva. Como eles possuem uma grande capacidade de alcance, a audiência gerada por essas pessoas podem afetar a rotina de clínicas e consultórios de estética se bem sucedidas. Logo, o planejamento prévio dessas ações é o melhor caminho para garantir que todos os objetivos sejam alcançados sem intercorrências.

Acompanhe os resultados mensalmente

Com a campanha no ar, não existe outra orientação se não o acompanhamento! Após dar início as campanhas, seguindo as etapas citadas anteriormente, é importante que seja realizado um monitoramento de todas as ações. Desde a publicação do material acordado com o influenciador até os resultados reais, como novos agendamentos, crescimento dos canais da clínica de estética e o engajamento com os conteúdos publicados.

Alguns materiais podem facilitar esse monitoramento, por exemplo:acompanhamento de métricas marketing estético

  • Pedir para que os clientes informem se foram indicados pelo influencer;
  • Registrar no seu cadastro a origem do seu cliente, ou seja, como ele conheceu seu negócio;
  • Manter uma planilha atualizada com essas informações;
  • Pedir para que o influenciador compartilhe os dados de alcance da campanha após o término;
  • Manter um monitoramento das redes sociais da clínica de estética.

Ao final do prazo estabelecido para a campanha, realize esse levantamento geral e compare com os objetivos estabelecidos no planejamento de marketing. Assim será possível comprovar de que forma a campanha de marketing de influência contribuiu para a captação de clientes para sua clínica de estética. Em caso de dúvida, não deixe de investir em um profissional capacitado para ajudá-lo nessas ações, pois elas possuem um potencial de investimento alto e não devem ser subestimadas.

 

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