Planejamento estratégico é uma ferramenta que possibilita às organizações definirem os melhores caminhos para alcançarem seus objetivos. Através de uma análise minuciosa, ele permite traçarmos metas importantes para o negócio e um plano de ação eficiente para alcançá-las. Mas é possível implementar um planejamento estratégico na estética?
Sem dúvidas a resposta para essa pergunta é sim! O planejamento estratégico pode e deve ser desenvolvido por qualquer modelo de negócio, pois todos possuem objetivos a serem atingidos a curto e longo prazo. Para empresas do ramo de estética esta é uma ferramenta ainda mais relevante, já que trata-se de um mercado em constante transformação devido a fatores internos e externos.
Através das etapas que constituem o planejamento estratégico, será possível mapear todas as oportunidades e definir estratégias para enfrentar os desafios que surgirem ao longo do caminho. Dessa forma, esse documento norteará a empresa durante a trajetória em busca dos objetivos definidos para o ano que se inicia.
Etapas para um planejamento estratégico na estética eficiente:
A construção desse documento se dá através de 5 passos que respeitam uma ordem cronológica, começando pelo estudo do negócio e finalizando na análise dos resultados. A seguir, confira quais são as etapas que constituem um planejamento estratégico na estética, bem como em outros negócios, e como elaborá-los em conjunto com a sua equipe.
1. Diagnóstico: análise interna do negócio
O primeiro passo para iniciar uma estratégia eficiente é analisar os resultados dos anos anteriores. Esse diagnóstico interno permitirá identificar gargalos, ou seja, pontos que podem atrapalhar a empresa atingir os objetivos almejados, assim como as oportunidades de crescimento interno e externo.
A principal ferramenta para um diagnóstico completo é a metodologia de análise SWOT, também conhecida como Matriz SWOT ou análise FOFA. Criado em 1960 pelo consultor de empresas Albert S. Humphrey, o método sofreu inúmeras evoluções ao longo dos anos e popularizou-se por ser algo de simples aplicação e com resultados efetivos. Uma vez que essa metodologia proporciona um diagnóstico completo da situação da empresa e do ambiente no qual ela está inserida.
O nome é uma junção das letras iniciais dos elementos que devemos analisar no ambiente interno e externo da empresa:
- Strengths (forças);
- Weaknesses (fraquezas);
- Opportunities (oportunidades);
- Threats (ameçadas).
O ambiente interno é composto por tudo aquilo que você consegue controlar, ou seja, são os elementos que compõem a estrutura física e intelectual da empresa, por exemplo:
- localização;
- estratégia de marketing;
- tempo de atuação no mercado;
- investimento em equipamentos atualizados;
- qualidade do atendimento;
- conhecimento dos profissionais contratados etc.
Dentro desse ambiente interno deve-se analisar e classificar as forças e as fraquezas do negócio. Assim será possível identificar quais pontos precisam de melhorias, as mudanças a serem realizadas e os principais diferenciais da sua equipe. Todos são itens essenciais para a construção do diagnóstico inicial que servirá para embasar o planejamento estratégico.
2. Ambiente externo: oportunidades e ameaças
Dando continuidade ao diagnóstico da sua empresa, após concluir a análise interna será o momento de voltar os olhos para o ambiente externo.
Nesse caso estamos falando de fatores como concorrência, a pandemia que enfrentamos nos últimos dois anos, crises políticas, mudanças na legislação, entre outros. É essencial estar atento a todas as alterações externas que afetam o microambiente e o macroambiente do negócio.
Calma, vamos explicar melhor! O microambiente é composto por elementos que estão diretamente ligados ao ramo da estética, e, por esse motivo, se relacionam com seu negócio. Ao serem afetados por mudanças externas, alguns destes elementos podem ser tratados como oportunidades ou ameaças, por exemplo:
- clientes: queda no poder de compra, mudança de comportamento etc.;
- fornecedores: aumento no custo dos produtos ou inovações tecnológicas;
- concorrentes: quantidade de clínicas na região, nível de rivalidade e disputa por clientes.
Já o macroambiente diz respeito aos fatores que estão além do mercado da estética, como o cenário político, índices econômicos, mudanças legislativas, crises sanitárias etc. É importante acompanhá-los para construir planos de ações que minimizem impactos causados por ameaças ou para aproveitar as oportunidades em tempo hábil.
3. Defina metas e objetivo do seu negócio
O diagnóstico inicial servirá para embasar os objetivos e metas que serão estabelecidos no planejamento estratégico. Uma vez que essa visão geral os aspectos internos e externos, permite que você enxergue com clareza os caminhos a serem trilhados para alcançá-los. Porém, é importante que essas metas sejam estabelecidas com cuidado!
Afinal, não adianta determinar objetivos inalcançáveis, pois irá apenas prejudicar o trabalho e a motivação da sua equipe. É preciso construir metas inteligentes, que realmente direcionam a equipe até os resultados desejados. A melhor forma de conseguir defini-las é utilizando o padrão SMART — método baseado em 5 fatores:
- S – específica: as metas devem ser específicas, ou seja, a equipe deve compreender com clareza qual meta foi proposta e como alcançá-la.
- M – mensurável: as metas não podem ser abstratas! É preciso estabelecer metas realistas que possam ser mensuradas ao longo do tempo.
- A – atingível: além de mensuráveis, as metas não podem ser impossíveis! Aposte sempre em métricas que condizem com a realidade da sua equipe e que sejam atingíveis no período acordado. Esse erro pode custar a motivação da sua equipe e, consequentemente, o desempenho da empresa.
- R – relevante: é importante que as metas façam sentido para seus responsáveis, para que eles se sintam desafiados e motivados a alcançar os novos objetivos.
- T – temporal: por fim, é preciso que as metas tenham um prazo de conclusão. Consulte a equipe para saber qual o prazo mais viável para cada uma das metas estabelecidas, assim todos estarão de acordo e poderão criar um plano que funcione dentro do prazo estabelecido.
Por mais simples que pareça, o conceito das metas SMART é uma ferramenta essencial na construção do planejamento estratégico em qualquer nicho de mercado, incluindo o ramo da estética. Então, não subestime o poder dessa metodologia!
Se possível, aprofunde seu conhecimento e envolva todos os setores do seu negócio, assim será mais fácil estabelecer os objetivos.
4. Estabeleça um plano de ação para seu planejamento
Após concluir o diagnóstico e decidir as metas do seu planejamento, será o momento de mapear as estratégias necessárias para atingi-las e registrá-las em um plano de ação. Nele serão designados os responsáveis e os recursos necessários para a conclusão de todas as ações definidas no planejamento estratégico.
Especialistas indicam a ferramenta 5W2H para a construção do plano de ação, trata-se de perguntas que irão facilitar a deleção dos projetos. Veja só:
- What: O que fazer?
- Why: Por que fazer?
- Where: Onde fazer?
- When: Quando fazer?
- Who: Quem vai fazer?
- How: Como fazer?
- How much: Quanto vai custar?
Basta responder essas sete perguntas para ter um panorama geral de cada um dos objetivos. Lembre-se de envolver toda a equipe na constituição do plano, assim eles se sentirão motivados a atingir as metas individuais e em grupo.
Outra dica é registrar todos os detalhes do plano de ação em um arquivo público, dessa forma a equipe poderá consultá-lo sempre que necessário.
5. Acompanhamento do planejamento estratégico
A quinta e última etapa da construção de um planejamento estratégico na estética consiste em acompanhar os resultados. Esse é o último item dessa lista e um dos mais importantes, afinal é preciso mensurar e gerir de perto todos os processos para que um planejamento seja bem-sucedido.
As dicas para concluir esse último passo são simples:
- Busque manter a equipe sempre atenta às metas;
- Siga o plano de ação sempre que possível;
- Mantenha uma rotina de acompanhamento mensal;
E, se possível, invista em sistemas de mensuração que consolidam os dados para realizar um controle e previsões a longo prazo.
Agora que você já sabe as 5 etapas que compõem um planejamento estratégico na estética é hora de colocá-las em prática! Ao investir seus esforços em um plano de ação, você terá como resultado: uma equipe engajada, metas bem estabelecidas e conseguirá alcançar todos os objetivos estabelecidos para o próximo ano.
Lembre-se de compartilhar este artigo com outras pessoas da sua equipe, assim todos estarão alinhados e com o mesmo propósito.