O marketing é uma ferramenta estratégica importantíssima para os resultados de qualquer negócio, sobretudo em ramos concorridos como o mercado da estética. Nesse caso, é preciso ter um planejamento de marketing estético bem estruturado para conseguir se destacar diante da concorrência.
Seu objetivo é contribuir com estratégias que ajudem a marca na captação de clientes em potencial e, consequentemente, alcançar os resultados previstos no planejamento de 2022.
Apesar de ser algo essencial, são muitas as dúvidas que giram em torno desse tema. Principalmente entre as empresas que ainda estão desenvolvendo suas estratégias de marketing. A principal delas é “por onde devo começar meu planejamento de marketing estético?”
Não é fácil criar um plano de marketing, pois é necessário estudo, preparação e dedicação para implementá-lo da maneira correta. Mas entendemos a importância desse processo! Motivo pelo qual, preparamos este guia para os profissionais do mercado estético que desejam elaborar um planejamento de marketing.
Saiba como começar seu planejamento de marketing estético
Para implementar um plano de marketing estético em 2022 será necessário seguir algumas etapas.
Elas irão te ajudar a estruturar da melhor maneira ações necessárias para que seu time consiga alcançar as metas previstas para os próximos meses. Além disso, esse planejamento ajudará a manter o foco do seu negócio em estratégias que realmente tragam resultados reais.
A primeira etapa na construção desse material está relacionada diretamente com o mercado estético, ou seja, a concorrência. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre ela.
Estude sobre o mercado da estética e seu público
Provavelmente você já conhece bem seu ramo de atuação, mas ainda sim é necessário manter-se sempre atualizado. Então não deixe de lado essa etapa! Entender as tendências de marketing mais atuais e estudar as ações desenvolvidas pela concorrência são pontos importantes para seu planejamento de marketing.
Mas como ter acesso a essas informações? Para isso será necessário realizar pesquisas de mercado quantitativas e qualitativas. Na primeira, você terá acesso a dados sobre os concorrentes diretos e indiretos, tais como:
- Quantidade de concorrentes próximos ao seu negócio;
- Oportunidades disponíveis na região;
- Estratégias de marketing aplicadas pelos mesmos;
- Diferenciais que seu negócio possui perante a concorrência.
Essas e outras descobertas irão te ajudar a definir as metas e ações que irão compor seu planejamento de marketing estético dos próximos anos. Se possível, contrate uma empresa especializada em pesquisas de mercado, pois será mais fácil executá-la e analisar os dados obtidos posteriormente.
Já a pesquisa de mercado qualitativa identifica o comportamento e os hábitos dos seus potenciais clientes. Como resultado, você conseguirá formular a persona do seu negócio, ou seja, um perfil completo do seu cliente ideal. Assim será possível implementar ações que estejam em consonância com o comportamento desse consumidor.
No guia de marketing para clínicas de estética abordamos outras técnicas que te ajudarão no mapeamento da persona e da sua jornada de compra. Confira!
Defina os objetivos do planejamento de marketing estético
Após concluir o diagnóstico do mercado e construir sua persona, será o momento de definir quais metas seu time deverá alcançar em 2022, assim como no planejamento estratégico.
Lembrando que todos os objetivos devem algumas características importantes, tais como:
- ser mensuráveis;
- ter um prazo máximo para a sua conclusão;
- os objetivos devem ser atingíveis, ou seja, nada de metas impossíveis.
É importante também realizar em conjunto com a equipe de marketing um estudo de ações anteriores, caso você já tenha veiculado alguma estratégia. Dessa forma, será possível definir metas realistas e que já fazem parte da rotina do seu negócio, bem como da jornada de compra do seu cliente.
Crie um cronograma de atividades para 2022
O próximo passo na construção do planejamento de marketing é fazer uma divisão dos objetivos em planos de ações. Nessa etapa, você irá estabelecer as ações, serviços e outros detalhes que serão necessários para alcançar essas metas a curto e longo prazo.
A principal dica para esse estágio é registrar em uma planilha o cronograma de marketing completo, incluindo:
- objetivos definidos;
- ações necessárias para alcançá-los;
- data de início e término de cada atividade;
- responsáveis por cada um dos processos;
- o prazo de execução máximo.
Compartilhe com seu time esse material, dessa forma todos estarão em consonância com as metas definidas e os processos envolvidos. Além disso, o registro também permitirá que você acompanhe cada etapa das atividades e seus respectivos resultados.
Agora que você já sabe como iniciar seu planejamento de marketing estético para 2022, é hora de colocar a mão na massa! Lembre-se de executar todas as etapas abordadas neste guia e busque acompanhar de perto todos os resultados obtidos. Ao final do próximo ano, será o momento de retomar os resultados para avaliar quais foram os pontos positivos e negativos do planejamento.
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