Se você é daquelas pessoas que gosta da pele lisinha, livre de pelos, certamente já experimentou diferentes métodos para eliminá-los. Dos mais simples e tradicionais, como a cera, lâminas e cremes depilatórios, aos mais modernos e complexos, como no caso da fotodepilação e as técnicas a “laser”. Possivelmente você já deve ter se deparado com dois termos usados quando o assunto é eliminação dos pelos do corpo: depilação ou epilação. Mas, afinal, qual a diferença entre os dois? Se referem, ou não, a mesma coisa? Abaixo vamos te explicar melhor o significado de cada um desses termos e quando devem ser usados. Confira!
Diferença entre depilação e epilação
Usualmente ao se referir a técnicas de eliminação dos pelos, tanto os centros de estética quanto os usuários dos mais diversos métodos, se referem a todos os métodos como sendo de depilação. Por não conhecerem que existe diferença entre eles ou, até mesmo, facilitar o entendimento geral do público. Fato é que a depilação ou epilação vão chegar ao objetivo final que é remover os pelos, mas utilizando de metodologias diferentes para isso.
O que é depilação?
Depilação se refere à metodologia ou processo que faz a remoção dos pelos do corpo de forma superficial, sem arrancá-los completamente da raiz. Portanto, é o ato de retirar apenas aqueles pelos que estão externos e rentes à camada epidérmica da pele.
Por não removê-los totalmente e, sim, cortá-los, às técnicas de depilação tem efeito menos prolongado, sendo necessário repetir o procedimento de tempos em tempos para manter o resultado.
Os métodos de depilação são os mais conhecidos e bastante utilizados. Já que além de poderem ser feitos em casos onde há a necessidade de retirar os pelos com urgência, podem ser feitos em casa pelo próprio usuário. São procedimentos práticos e simples, sendo eles:
Lâminas
É a categoria de depilação mais comum e escolhido por ser barato, prático e indolor. Pelas mulheres é muito utilizado para cortar os pelos do buço, axilas e pernas. Pelos homens é a técnica mais usada para aparar a faixa da barba e bigode.
Utiliza-se de um aparelho que contêm lâminas finas e afiadas que, ao ser deslizado sobre a superfície a ser depilada, promove a retirada dos fios externos à pele, cortando-os. Justamente por ter um contato direto das lâminas com a pele, é um método não recomendado por médicos dermatologistas ou esteticistas.
Além de ser mais propenso a dar reações alérgicas no local, o atrito pode causar manchas, deixar a pele ressecada e aumentar o número de pelos encravados. Sem contar que se não for feita com cuidado, pode ocasionar cortes.
As lâminas mesmo sendo uma técnica rápida e prática não devem ser usadas de forma recorrente. Tenha como um procedimento a ser feito de forma emergencial, quando não há tempo e condições de optar por outro com menos riscos à sua pele.
Cremes depilatórios
Os cremes depilatórios são muito utilizados devido a sua praticidade e rapidez na eliminação dos pelos aparentes. Tem a promessa de deixar a pele lisinha de forma indolor e sem sair de casa.
Esses produtos possuem substâncias químicas na sua composição, como o tioglicolato, por exemplo, que age na haste do pelo quebrando a sua estrutura e desintegrando o fio. Com isso, depois do tempo necessário agindo na pele, ao retirar o produto o pelo está solto da sua base sendo retirado com o creme.
Apesar de ser mais vantajoso que o uso das lâminas por agredir menos a pele, ainda sim, pode ocorrer reações alérgicas dos componentes da fórmula, causando irritações, vermelhidão e coceiras. Além de, também, ser um método cujos resultados possuem curta duração, já que não eliminam a raiz do pelo, como na técnica à laser. Passados 3 a 5 dias, os fios já começarão a aparecer novamente.
O que é epilação?
Agora que você já sabe o que é depilação, chegou a hora de entender o que significa epilação. Ao contrário da depilação, a epilação é a técnica que promove a retirada total dos pelos da pele. Ou seja, o fio é extraído inteiro ou pela raiz, incluindo porções de bulbo piloso.
Por esse motivo, é um método que proporciona um efeito duradouro ou definitivo, dependendo da técnica escolhida. Justamente por terem longa duração, são muito escolhidos e utilizados, mesmo que possam trazer riscos ou causar sensação de desconforto, ou dor durante o procedimento. A exemplo das técnicas mais comuns de epilação, temos:
Cera
O uso de cera para eliminação dos pelos é um dos métodos de epilação mais comuns do mercado, um dos mais usados nos salões e em casa. Por retirar os fios pela raiz, sua durabilidade é bem maior que nos métodos de depilação, demorando cerca de 20 a 30 dias para nascerem novamente.
Há duas técnicas de cera usadas: quente e frio. Na epilação com cera quente, ela é aquecida a aproximadamente 40 °C e aplicada em regiões com pelos mais grossos e mais sensíveis do corpo, como axilas, pernas e virilhas. É menos dolorosa, já que o aquecimento provoca a dilatação dos poros, facilitando a saída dos pelos.
Já a epilação com cera fria é indicada para regiões cuja pele é menos sensível e os pelos são mais finos. É mais prática e mais simples de ser realizada sozinho, já que é possível encontrar folhas de cera prontas para uso. Mas, em contrapartida, é mais dolorida e pode não retirar os pelos completamente, sendo necessário repetir a aplicação na mesma região.
Laser
A epilação a laser é um dos métodos mais modernos de eliminação dos pelos e está sendo bastante procurado nos centros de estética. O procedimento consegue eliminar cerca de 80% dos pelos da região de forma definitiva, atingindo resultados excelentes se comparados a outros métodos.
Os feixes de luz emitidos pelos equipamentos a laser penetram nas camadas da pele de forma direcionada, de modo a atingir os pelos indesejados. O folículo piloso — ou raiz — absorve essa energia através do processo da fototermólise seletiva onde, então, é queimado. Desta forma, há a diminuição do crescimento de novos pelos ali. Para total eliminação são necessárias outras sessões até que esse pelo seja completamente destruído.
Além de deixar a pele lisa e livre dos pelos, a epilação a laser diminui as chances de pelos encravados e inflamados pela foliculite, comum em outras técnicas. Possui um custo mais elevado, mas os resultados são incomparáveis.
Para garantir efeitos positivos no tratamento é fundamental procurar por clínicas especializadas, cujos profissionais são capacitados e habilitados para desempenhar a técnica e possuam equipamentos com as melhores tecnologias disponíveis no mercado.
Como exemplo citamos o Laser Crystal 3D da Body Healt, um equipamento com design inovador, tecnologia de ponta e oferece os benefícios dos 3 melhores comprimentos de onda para eliminação dos pelos: Alexandrite, Diodo e ND-Yag.
Epilação ou depilação a laser, qual é o correto?
Agora que já tratamos das diferenças dos termos, qual o correto: depilação ou epilação? Tecnicamente falando, cada metodologia deve ser tratada com a terminologia adequada para ela. Depilação qual se refere às técnicas onde o pelo é apenas cortado e epilação quando ele é arrancado completamente pela raiz.
Mas como a maioria das pessoas ainda não conhece a diferença entre os dois termos, todas as formas de eliminação do pelos são tratadas como depilação, a fim de facilitar o entendimento geral.
Continue nos acompanhando aqui para sempre ter acesso a conteúdos novos. E se você quer se livrar dos pelinhos de forma duradoura, escolha o Crystal 3D Plus, você não vai se arrepender!