Depilação a laser facial

Entenda o que é fotorejuvenescimento e sua função em tratamentos faciais

Os cuidados com a pele ganha cada vez mais adeptos nas rotinas de beleza de homens e mulheres. Preocupados em manter uma aparência saudável e bonita, procuram seguir protocolos caseiros ou profissionais de cuidados com a pele.

Essa rotina envolve, principalmente, os cuidados com a pele do rosto, que sofre de forma mais intensa a ação da exposição dos raios solares. Um dos procedimentos mais procurados para tal é o fotorejuvenescimento, responsável por trazer de volta ou manter o aspecto viçoso e saudável da pele da face.

Para entender melhor como funciona esse protocolo de beleza tão benéfico para a saúde da pele, preparamos um artigo bem detalhado. Continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o fotorejuvenescimento e sua função em tratamentos faciais.

Como é o processo de envelhecimento da pele?

Primeiramente é importante sabermos como ocorre o processo de envelhecimento da pele. Natural e gradual, é uma ação que não tem como ser interrompida. Todas as pessoas passarão pelo processo de envelhecimento, iniciado por volta dos 25 anos.

Processo de envelhecimento da peleNessa faixa etária começam a surgir os primeiros e principais sinais de envelhecimento cutâneo: as linhas finas e rugas, perda de volume e a perda da densidade. Esse processo é resultado do estresse oxidativo causado por radicais livres, provocando o desgaste e a morte das células da pele, que não são renovadas.

As linhas finas e as rugas são as manifestações do envelhecimento cutâneo mais fáceis de serem identificadas. Com o passar do tempo, há uma diminuição da capacidade de renovação celular, caindo expressivamente a produção das fibras de colágeno e da elastina, responsáveis por manter sua tonicidade e firmeza.

Dessa forma, a pele fica mais flácida e fina, com perda da elasticidade e aparecimentos de linhas e rugas. Muito visíveis nos cantos externos dos olhos, na testa, entre as sobrancelhas e nos sulcos nasolabiais.

A perda de volume e de densidade também são sinais do envelhecimento da pele. Há uma alteração na quantidade e no tamanho das células lipídicas da hipoderme, provocando a perda de volume e densidade dos tecidos. Com isso, a aparência geral é de uma pele fina, flácida e sensível.

O envelhecimento dérmico é causado por diversos fatores, sendo alguns naturais da passagem do tempo (intrínseco) e outros por fatores ambientais que interagem com a pele (extrínseco).

  • Intrínseco: genética, alterações hormonais, estresse oxidativo, açúcar no sangue ou glicação.
  • Extrínseco: radiação solar, tabaco, álcool, bronzeamento artificial, alimentação.

Como acabar com o envelhecimento da pele?

Mesmo não sendo possível interromper o processo de envelhecimento da pele, alguns sinais podem ser alterados e controlados por tratamentos e prevenção. Adotar um estilo de vida mais saudável e manter uma rotina de cuidados com a pele pode garantir resultados positivos para retardar e prevenir os efeitos do tempo.

Dormir bem e reduzir o estresse ajudam na renovação celular, controle hormonal e ação oxidativa. Alimentar-se de forma saudável, com alimentos ricos em antioxidantes, e beber a quantidade ideal de água reduzirão a ação de radicais livres e contribuirão para a reserva energética e de nutrientes. Evitar o uso de tabaco e ingestão excessiva
de álcool também fazem diferença para a saúde da pele.

A rotina de cuidados com a pele são importantes aliadas na prevenção do aparecimento de sinais do envelhecimento. Ela deve ser adaptada conforme a idade, o tipo de pele e estilo de vida. Mas, para todas as pessoas, etapas como limpeza com sabonete específico, tonificação, uso de sérum e hidratantes e de protetor solar são fundamentais e válidos.

Além disso, o avanço da tecnologia e surgimento de diversos protocolos de beleza vieram para somar e auxiliar nesse processo de cuidados com a pele. São infinitos procedimentos estéticos disponíveis no mercado, como no caso do
fotorejuvenescimento.

O que é fotorejuvenescimento?

É uma técnica que utiliza de equipamentos modernos que emitem luz intensa pulsada ou laser, cuja ação principal é estimular a produção de colágeno. Dessa forma, o fotorejuvenescimento visa melhorar, regredir e corrigir os sinais do envelhecimento cutâneo, como as rugas finas, vasos dilatados, rosáceas, flacidez, manchas solares e de
acne, olheiras e alterações na textura da pele.

O procedimento tem duração de cerca de 1 hora, realizado em regime ambulatorial, com o mínimo de desconforto e sem necessidade de período de recuperação. Ou seja, logo após é possível retornar às atividades profissionais e pessoais normalmente. O número de sessões ideais serão avaliadas pelo profissional responsável pelo tratamento, sendo que entre cada uma, o intervalo deve ser de 3 a 4 semanas.

O tratamento pode ser realizado em diversas partes do corpo, os mais comuns: rosto, pescoço, colo e dorso das mãos.

Quais os benefícios do fotorejuvenescimento?

O colágeno é uma proteína com papel fundamental para manter a resistência e a elasticidade da pele. Com o passar do tempo, a perda da produção natural do colágeno diminui, sendo necessário buscar por soluções que irão estimular e renovar a quantidade da proteína.

O fotorejuvenescimento atua justamente dessa forma, sendo seus principais benefícios:

  • melhora a flacidez facial e pescoço, atenuando linhas e marcas de expressão;
  • clareia manchas superficiais e cicatrizes de acne;
  • revitaliza a pele, deixando-a mais iluminada e com aspecto mais jovial;
  • elimina pelos indesejados da região tratada;
  • diminui os poros dilatados, melhorando a textura da pele.

Como funciona o fotorejuvenescimento a laser?

Como dito em tópicos anteriores, o fotorejuvenescimento pode ser feito através de luz pulsada ou de laser. Mas qual é a diferença entre eles? A especificidade da luz emitida. Nos aparelhos que utilizam a luz pulsada, a energia disparada é dispersa e absorvida por outras estruturas que não sejam apenas o foco do tratamento. Com isso, o alvo é atingido com menos intensidade, sendo necessário mais sessões para se chegar ao resultado esperado.

Nos equipamentos a laser toda a energia emitida é concentrada e absorvida pela região específica do tratamento, ou seja, as células que produzem o colágeno. Preservando, assim, a região no entorno.

Existem equipamentos a laser, inclusive, que possuem programações específicas para o tratamento de rejuvenescimento. É o caso do Laser Crystal 3D Plus, da Body Health, representada exclusivamente no Brasil pela Contourline Medical. O aparelho possui um modo de operação chamado Skin, já pré-programado para desempenhar a função de estimulador do colágeno da derme mantendo a integridade da epiderme.

Quais outros tratamentos para rejuvenescimento facial são usados?

Além do tratamento para fotorejuvenescimento a laser, existem outros com tecnologia avançada e resultados eficientes e seguros. Citamos dois bastante procurados: o Ultrassom Microfocado e a Criofrequência.

  • Ultrassom Microfocado de Alta Intensidade – HIFU

Em tratamentos que visam a eliminação de linhas de expressão, promovendo o rejuvenescimento da pele, as ondas de ultrassom podem alcançar pontos estratégicos da derme. Ao entrar em contato com o tecido cutâneo, estimulam um processo natural de regeneração desse tecido, retomando a produção de colágeno antes diminuída.

O resultado do tratamento com um bom equipamento que possui essa tecnologia, como o presente no HIPRO, também da Contourline, é um efeito lifting instantâneo, deixando a pele mais saudável e livre de sinais do envelhecimento, em poucas sessões.Resultado de 1 sessão do ultrassom microfocado para tratamento de linhas de expressão

  • Criofrequência

Combinando as ações térmicas de quente e frio em um mesmo equipamento, a Criofrequência da Body Health promove o efeito lifting imediato através do choque térmico. Enquanto ondas eletromagnéticas alcançam elevadas temperaturas nas camadas mais profundas da pele, o aparelho resfria a camada superficial em até -10ºC. Esse desequilíbrio no metabolismo local causado pela ação dos dois extremos de temperatura, estimula a produção de colágeno tencionando a região instantaneamente.

A Criofrequência, associada a atuação nas células de gordura, combatem a flacidez e eliminam linhas de expressão, sinais característicos do envelhecimento da pele. Com isso, o resultado do tratamento é uma pele muito mais lisa e rejuvenescida.Resultado-de-1-sessão-após-protocolo-de-criofrequencia-facial

O que está esperando para iniciar agora o seu tratamento?

Não há mais desculpas para buscar o tratamento perfeito e eliminar de vez os sinais tão indesejados do envelhecimento da pele. Identifique qual o melhor protocolo para você e procure a clínica mais próxima que ofereça os procedimentos escolhidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *