mitos e verdades sobre radiofrequencia estética

Radiofrequência estética: mitos e verdades sobre o procedimento

A radiofrequência estética é um dos procedimentos mais procurados nas clínicas por quem deseja dar um up no visual para se sentir melhor com o próprio corpo.

Os resultados desse tratamento realmente são muito bons, mas para quem vai se submeter às sessões, sempre surge alguma dúvida. E na busca pelas respostas, várias coisas são encontradas, mas sempre fica aquele questionamento: será que é mito ou verdade?

Então, para oferecer a quem está com essas dúvidas respostas realmente confiáveis, listamos abaixo alguns pontos e falaremos se são mitos ou verdades sobre o tratamento com a radiofrequência estética. Mas antes, vamos te falar brevemente sobre radiofrequência para que serve, o que é e benefícios. Confira!

Para que serve a radiofrequência estética?

A Radiofrequência estética é uma terapia que, através de um aparelho de radiofrequência específico, emite correntes elétricas que formam um campo eletromagnético entre 0,3 MHz a 3MHz. Essa energia é direcionada ao tecido da área a ser tratada, gerando resistência e elevando a temperatura tissular da região afetada.

Esse aumento interno da temperatura no tecido, que consegue atingir até a hipoderme, faz com que o organismo reaja com uma série de efeitos, como:

  • Aumento da dilatação e vasos com abertura dos capilares;
  • Melhora o trofismo tissular;
  • Aumenta a circulação local;
  • Melhora o ganho de nutrientes pelo tecido;
  • Melhora o sistema de drenagem de toxinas e radicais livres;
  • Causa a lipólise do tecido adiposo;
  • Produz colágeno e fibras elásticas de melhor qualidade e contrai os já existentes.

Benefícios radiofrequência estética

Os benefícios da radiofrequência estética são muitos, não é à toa que essa terapia é uma das mais procuradas nas clínicas e consultórios. O tratamento pode ser de radiofrequência no rosto e também tem a radiofrequência corporal. Este é um tratamento muito seguro e que pode ser feito em qualquer época do ano, em todos os tipos de pele.

Entre os principais benefícios da radiofrequência estética, podemos destacar:

  • Minimiza os sinais do envelhecimento tissular (rosto, pescoço ou qualquer outra área corporal);
  • Reduz a gordura localizada;
  • Minimiza o aspecto celulítico;
  • Melhora o aspecto e hidratação da pele;
  • Tonifica a pele, a deixando mais firme;
  • Reduz edema (inchaço) por estimular a drenagem.

Por esses e outros benefícios, a radiofrequência para flacidez é muito procurada, já que vários desses efeitos do tratamento estão ligados à melhora desse problema que acomete muita gente.

A radiofrequência trata apenas gordura localizada? (mito)

Combater a gordura localizada é apenas um dos benefícios dessa terapia. Além disso, a radiofrequência é ideal para:

A radiofrequência ameniza rugas e linhas de expressão? (verdade)

Por estimular a formação de novas fibras de colágeno na região, a Radiofrequência faz com que a pele fique mais firme e tonificada, dando excelentes resultados no combate à rugas e linhas de expressão.

A radiofrequência causa queimadura na pele? (mito)

Quando se fala de uma técnica que utiliza métodos que envolvam temperatura, o maior receio é que as sessões causem queimaduras.

Apesar do calor interno gerado pela Radiofrequência estética, que chega entre 40 e 45°C, a superfície é mantida protegida. Esse aquecimento endógeno deve ser controlado pelo profissional responsável pela sessão através do uso de um termômetro e não causa queimaduras na pele.

Pode-se associar a radiofrequência a outros tratamentos? (verdade)

Para potencialização dos resultados, a Radiofrequência pode sim ser associada a outras tecnologias, como Endermologia e Ultracavitação, por exemplo. Ao se associar essas tecnologias, obtém-se excelentes resultados.

Qualquer pessoa pode fazer a radiofrequência? (mito)

Tanto mulheres, quanto homens podem realizar o tratamento com a Radiofrequência. Mas, apesar de serem poucas, o tratamento é contraindicado para:

  • Paciente portador de marcapasso;
  • Paciente que possua implante metálico na região (nos casos de Radioferquência que possuem a opção Monopolar de tratamento);
  • Paciente com lesões pré-malignas ou histórico de câncer;
  • Paciente com disfunções cardíacas, hipertensão não controlada ou alguma outra condição de saúde delicada;
  • Paciente grávida e ou lactante;
  • Paciente em uso de anticoagulantes orais ou medicamentos fotossensibilizantes.

A radiofrequência combate a flacidez corporal e facial? (verdade)

Pela sua excelente ação no estímulo de colágeno na região tratada com a radiofrequência estética, indica-se esse tratamento tanto para flacidez corporal, quanto facial. Inclusive a contração imediata das fibras do colágeno já existente dá o efeito de lifting instantâneo na pele.

Mas você deve estar se perguntando: “Como fazer a radiofrequência no rosto?”. E a resposta é simples: do mesmo modo que a radiofrequência corporal, já que a atuação e a forma de aplicação são as mesmas. O que pode diferenciar, é que dependendo da maquina de radiofrequência utilizada, pode haver aplicadores mais anatômicos, desenvolvidos exclusivamente para a região facial, como é o caso do MultiShape e do Unyque.

A radiofrequência estética dói? (mito)

As aplicações da Radiofrequência estética são totalmente seguras e indolores. Durante a sessão, o paciente sente apenas um leve aquecimento confortável e agradável na região.

Além de não doer, o tratamento com a radiofrequência estética tem rápida recuperação e o paciente volta à rotina normal logo após a sessão.

A radiofrequência melhora a aparência das estrias? (verdade)

Apesar do foco do tratamento com a Radiofrequência não ser o combate às estrias, há sim uma melhora no seu aspecto, visto que o tratamento estimula a produção de colágeno, fortalecendo as estruturas da pele.

A radiofrequência substitui a atividade física? (mito)

Muitas pessoas por não gostarem de fazer atividades físicas recorrem a tratamentos estéticos para conseguir um corpo melhor. Porém, a Radiofrequência não substitui os exercícios físicos, que também são importantes por outros aspectos relacionados à saúde.

A associação da Radiofrequência, com a prática de atividade física e uma dieta equilibrada é a combinação perfeita.

É possível ver resultado já na 1ª sessão? (verdade)

Somente um profissional pode definir a quantidade de sessões de Radiofrequência estética após realizar a avaliação individual do paciente. O protocolo indica, em média, 6 sessões por região porém, dependendo da resposta fisiológica do paciente, desde a primeira sessão já se nota uma diferença para a redução de medidas.

Qual melhor equipamento de radiofrequência estética?

Com tudo isso que te contamos, você deve estar se perguntando: com qual maquina de radiofrequência fazer o tratamento? E nós vamos te dar duas das melhores opções disponíveis no mercado hoje: MultiShape e Unyque.

MultiShape:

O MultiShape é uma plataforma da Contourline ideal para todos os tipos de tratamentos estéticos, tanto faciais, quanto corporais. Além da radiofrequência estética, o Multishape também conta com outras tecnologias integradas, Ultrassom Cavitacional, LED e de um exclusivo Sistema Pneumático de Endermologia, sendo indicado para:

  • Remodelação corporal;
  • Redução de celulite;
  • Redução de medidas;
  • Estímulo de colágeno
  • Tratamento de flacidez em qualquer parte do corpo.

O MultiShape é excelente para trabalhar diversas áreas do corpo, inclusive aquelas que são difíceis de serem trabalhadas na academia, de maneira segura, eficaz e sem requerer do paciente tempo de inatividade. Para o tratamento completo com o MultiShape, são indicadas 10 sessões, que podem ser realizadas semanalmente e duram de 40 a 60 min, dependendo da área tratada e de acordo com a avaliação prévia ao tratamento.

Unyque:

O Unyque, da Body Health, também é uma plataforma estética multifuncional, que possui além da radiofrequência estética, outras tecnologias: Criofrequência, HImFU e Refreeze.

A radiofrequência está presente no Unyque no aplicador facial orbicular, especialmente projetado para tratamentos na área dos olhos, o que é ideal para redução de rugas e linhas de expressão tão comuns nessa área.

Além da radiofrequência, o Unyque também possui o aplicador de Criofrequência, que pode ser usado tanto na região facial, quanto corporal. Especialistas consideram essa tecnologia como a evolução da radiofrequência, por além de trabalhar com o calor interno no tecido, entregar também um frio superficial através da sua ponteira ultracongelada.

Integrando também o Unyque, temos o Ultrassom Cavitacional HImFU, ideal para eliminar gordura localizada. O HImFU emite ondas ultrassônicas de alta potência, inaudíveis pelo ouvido humano, que ao terem contato com o tecido agitam as moléculas de gordura e causam seu rompimento, tendo seu conteúdo eliminado naturalmente pelo sistema linfático do organismo do paciente.

E por último, mas não menos importante, o Unyque possui a tecnologia Refreeze, que é uma inovação que não existe em nenhum outro aparelho estético no mundo. Essa tecnologia une no mesmo aplicador a Criofrequência, que já falamos acima, com a Endermologia. Ou seja, o aplicador faz a emissão de ondas eletromagnéticas no tecido ao mesmo tempo em que há a sucção desse tecido para mobilização profunda. Tudo isso com o sistema Crio, que mantem o aplicador resfriado para gerar o choque térmico, totalmente benéfico para a cascata de reações que o organismo desenvolve durante e após a sessão.

O Unyque é indicado para:

  • Drenagem Linfática
  • Redução de Celulite
  • Modelagem Corporal e facial
  • Gordura Localizada
  • Rugas e linhas de Expressão
  • Flacidez tissular

Para você que quer se submeter ao tratamento de Radiofrequência estética, a Contourline possui esses dois melhores equipamentos com essa tecnologia: o MultiShape e o Unyque, conforme te mostramos acima. Quer saber onde encontrar esses tratamentos aí na sua cidade? Converse com uma de nossas consultoras.

10 comentários em “Radiofrequência estética: mitos e verdades sobre o procedimento”

  1. Fernanda Mendes

    Bom dia
    Gostaria de saber onde fazer Radiofrequencia no distrito de Castelo Branco
    Cumprimentos

      1. Leni Marli wagenheimer

        Boa tarde gostaria que informasse se o rádio frequência pode ser passado com outro produto sem ser o líquido de transmissão se pode usar por exemplo creme de massagem?
        Agradeço Leni Marli

        1. Bom dia! O gel de massagem não é indicado pois ele não é condutor de energia igual o gel glicerinado, o que interfere na entrega das ondas eletromagnéticas no tratamento. Att.

  2. Eu tenho um inchaço devido uma lesão posso estar usando esse método talvez no meu braço contraiu uma fibrose muscular

    1. Boa tarde, tudo bem? Esse tipo de dúvida deve ser respondida apenas após uma avaliação feita por um profissional. Recomendamos que procure um na sua região para análise do seu caso e possível liberação para início do tratamento.

  3. Boa tarde, tenho prótese removível com grampos, posso fazer radiofrequência facial sem retirar ou é necessário a remoção durante o procedimento?

    1. Boa tarde. Para o tratamento de flacidez não é contraindicado, porém, dependerá da sua sensibilidade durante o tratamento. Devido ao aquecimento, pode ocorrer um certo incômodo. Nesse caso, não indicamos dar continuidade ao tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa.
Fale com uma consultora.
Fale com uma consultora.