depilação a led funciona

Depilação a led funciona? Saiba de uma vez por todas.

Atualmente, a depilação duradoura é vista muito além do que somente como um procedimento estético. Hoje, ela tem um significado que abrange benefícios como o de proporcionar: autoestima, bem-estar e propiciar um corpo saudável. E por isso, o mercado da beleza vem investindo para trazer equipamentos que proporcionam resultados ainda mais satisfatórios e rápidos, além de buscar sanar uma das principais queixas dos clientes que realizam depilação definitiva, que é o desconforto durante a aplicação. O LED é uma tecnologia que está sendo inserida no mercado agora e que, por isso, não se tem muitas informações concretas de como a depilação a led funciona.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchinsing, as franquias de estética cresceram 8,8% no primeiro trimestre de 2022 devido ao aumento pela procura da depilação a laser pelos consumidores.

Um método com excelente custo-benefício, afinal, os resultados são obtidos desde as primeiras sessões, trazendo aspecto de pele macia e lisinha, com resultados duradouros, garantindo praticidade ao cliente pelo fato de não ter que se preocupar com os pelos indesejados.

Já no caso da depilação a LED, por ser uma tecnologia nova, muitos questionamentos tem sido feitos pelos profissionais da área, com relação a funcionamento, diferença entre led e laser, se a depilação a led funciona bem (cumpre o que promete?) e o intuito deste texto é esclarecer: Depilação a led funciona?

Então, para reunir todas as respostas em um só lugar, é importante entender primeiro sobre a tecnologia.

1. Depilação a led, o que é?

A tecnologia da depilação a led teve início no Brasil em 2020 e o seu mecanismo de ação tem como alvo a melanina e a fototermólise seletiva através da emissão do feixe de luz em baixas temperaturas.

1.2. Como a depilação a led funciona?

O equipamento emite uma luz que promete atingir a raiz dos pelos sem danificar a epiderme, modificando então somente a estrutura e nutrição do folículo piloso, através da melanina presente no pelo. A emissão da luz se dá em temperaturas baixas, sendo nomeado por alguns na literatura como laser frio e que tal tecnologia reduz o desconforto durante as sessões.

1.3. Quais os riscos da depilação a led?

Por se tratar de uma tecnologia recente, não há muitos estudos disponíveis que descrevem como a depilação a led funciona e que comprovem os seus resultados, o que passa a ser um risco tanto para o profissional que irá manuseá-lo, como para o cliente que irá realizar a sessão, pois se comparada com as tecnologias já existentes e testadas no mercado, como por exemplo a depilação a laser, as quais já se tem a garantia de resultados, cuidados e possíveis efeitos adversos, sobre a depilação a led.

Embora a promessa é de que seja eficiente, ainda há necessidade de realizar mais testes que comprovem seus resultados e garantia de segurança no seu manuseio, de forma que comprovadamente os riscos de queimaduras, manchas e outras intercorrências sejam minimizadas.

1.4. Quanto tempo dura uma depilação a led?

Há relatos que mostram que com a depilação a led, o número de sessões é menor quando comparado à depilação a laser e o tempo de duração das sessões também. Sobre os resultados, como a tecnologia garante remoção completa dos pelos, acredita-se que a evolução seja semelhante ao laser, sendo assim, há a necessidade de sessões de manutenção periódicas, que dependerá de inúmeros fatores, como a presença de alteração hormonal, por exemplo, para definir o intervalo entre as sessões de manutenção.

2. Qual é melhor, a depilação a laser ou a led?

Na teoria, ambas as tecnologias realizam a fototermólise seletiva e usam a melanina como alvo para atrair a energia até a raiz do folículo piloso, porém, um dos diferencias que os fabricantes mencionam para a depilação com led, é que a mesma utiliza temperaturas mais baixas e a ponteira se mantém resfriada por todo o tempo da aplicação.

Em um estudo realizado pela UNISEPE em 2018, os autores reuniram dados que comprovam a eficácia do laser na depilação e explicam:

A melanina é encontrada somente no bulbo piloso, na fase anágena e a depilação com o laser será eficaz quando o laser atingir o bulbo a um determinado parâmetro de potência e se encontrar numa temperatura média de 60°C, o que proporciona a fototermólise seletiva, tendo a destruição completa do pelo. (DOS SANTOS et al.,2010; CATORZE, 2009 – Revista Saúde em foco. Edição nº 10, 2018). 

Com base nessa informação, entende-se que há a necessidade da sensação do calor e do aquecimento devido à alta temperatura mencionada para que o profissional e o cliente saibam que o efeito obtido é o que se espera com o procedimento e neste sentido, a depilação a led funciona diferente de como é indicado na literatura e por isso, a escolha pela depilação a laser se torna mais certa e confiável.

Sobre a entrega da energia e risco a foto tipos altos, o fabricante do equipamento explica como a depilação a led funciona e descreve que, a tecnologia possui uma menor divergência angular comparada aos outros métodos já existentes no mercado, fazendo com que o feixe de luz seja mais direcionado ao foco e assim, as áreas adjacentes recebem menos energia, acarretando menos intercorrências, porém, na depilação a laser, há vários estudos que comprovam a eficácia do uso do laser Nd: YAG com comprimento de onda de 1064nm para foto tipos V e VI, por se tratar de um comprimento de onda maior, ou seja, a entrega de energia é mais profunda e possui uma capacidade de absorção da melanina limitada, fazendo com que seja seguro para foto tipos altos.

Quando comparamos as diferenças entre as tecnologias, conseguimos o embasamento teórico para afirmar os dados citados sobre o laser. Já a depilação a led, ainda não tem muitos estudos disponíveis para afirmar se tal tecnologia funciona bem, fazendo assim a escolha pela depilação a laser, a mais segura.

3. Como funciona a depilação a laser?

Como já citado no decorrer do texto, o mecanismo de ação do laser tem como alvo a melanina e a fototermólise seletiva. Na fototermólise seletiva há uma produção de calor e a radiação luminosa é absorvida através da melanina presente no pelo e conduzida até a sua raiz. Esse processo gera um aumento na temperatura local, eliminando assim, o pelo por completo.

É importante lembrar que, para que haja a destruição do pelo através da sua raiz, o mesmo deve estar na fase anágena. Esta fase se caracteriza pela produção de melanina e por estar conectada a base do bulbo, situada na papila dérmica, onde recebe a nutrição pela corrente sanguínea. Além da fase anágena, temos a telógena, que é o período onde o pelo se desprende da raiz e a fase catágena, que é descrita como a fase do repouso, para logo após, o ciclo iniciar novamente pela fase anágena.

Atualmente, há vários equipamentos de laser que já foram testados tendo a eficácia comprovada, que possuem tecnologias diferentes sendo definidas pelo comprimento de onda utilizado.

Cada comprimento de onda (nm) é indicado para fototipos e características de pelos específicas. Os mais usados e eficientes são:

  • laser Alexandrita (755nm) indicado para fototipos e fios claros (fototipo I e II), pois sua penetração é mais superficial;
  • laser diodo (810nm) indicado para fototipos com mais melanina, como os fototipos III e IV e pelos de alta espessura e escuros;
  • laser Nd: YAG (1064nm) indicado para fototipos V e VI e pelos profundamente enraizados, pois oferece maior penetração no folículo piloso.

A grande parte dos equipamentos oferecem somente uma das tecnologias citadas acima, mas o laser Crystal 3D Plus da Body Health une os três comprimentos de onda em um só aplicador, tornando o equipamento muito eficaz e completo.

3.1 Benefícios da depilação a laser.

Os benefícios da depilação a laser vão muito além do efeito estético de manter a pele lisinha e sem os pelos indesejados.

Hoje, o procedimento estético para remoção dos pelos a laser veio proporcionar bem estar físico, elevar a autoestima, proporcionar praticidade e liberdade de usufruir do tempo que antes era usado com a auto depilação e agora pode ser convertido para outras atividades buscando benefício próprio.

Pode-se pontuar que um dos primeiros benefícios para o cliente que realiza a depilação a laser, é: o ganha de tempo no dia a dia!

Um fator que pode ser destacado é o custo x benefício, pois, hoje com o uso dos cartões de crédito e pacotes promocionais, as sessões de laser são realizadas com intervalos de 30 dias/45 dias em uma média de 06 a 08 sessões, então, os parcelamentos deste serviço contribuem e muito, facilitando o acesso a este procedimento e permitindo que seja realizado de maneira mais tranquila, financeiramente.

Outros benefícios que são muito relatados pelos clientes é o desconforto mínimo ou bem tolerável durante as sessões e a mais importante, que é a redução definitiva dos pelos. Uma vez que o cliente realizou o tratamento no período indicado pelo profissional e seguiu todas as recomendações, só irá realizar as sessões periódicas de manutenção que em média são realizadas há cada 01 ou 02 anos, a depender de fatores hormonais.

O que não falta são motivos para o seu cliente realizar a depilação a laser o quanto antes, não é mesmo?

3.2 Qual o melhor laser para depilação?

Foi citado por aqui os comprimentos de onda que são mais usados e eficientes para a depilação a laser e neste caso, o mercado da estética possui diversos equipamentos, mas geralmente possuem somente um dos comprimentos de onda, limitando assim o público, pois foi possível ver que cada tecnologia é mais indicada para um fototipo e características de pelos específicas.

A melhor opção é quando se consegue ter um equipamento que possui os 03 comprimentos de onda em um só aplicador, como é o caso do laser Crystal 3D Plus, que foi desenvolvido para atender a todos os fototipos, incluindo peles bronzeadas e pelos claros a escuros.

A tecnologia do laser Crystal 3D se baseia também na fototermólise seletiva que através da elevação da temperatura, proporciona a destruição das células germinativas que são responsáveis por basicamente nutrir o folículo piloso e assim, eliminar o pelo.

Entre os inúmeros benefícios que a tecnologia do laser Crystal 3D traz, pode-se destacar o seu valor, custo benefício e também a segurança de levar bons resultados aos profissionais que o manuseiam.

Outro ponto importante é o sistema de refrigeração Cryocooling que mantém o resfriamento da ponteira na medida certa, pois assim, promove um efeito analgésico, aliviando o desconforto durante a sessão, mas que não impede do cliente e profissional identificar o efeito desejado durante a sua aplicação, spot medindo 12x20mm o que agiliza a aplicação e a duração da sessão, além da sua eficácia clinicamente comprovada e por apresentar os melhores resultados do mercado!

Não há dados que comprovem que a depilação a led funciona de fato, mas o que se pode garantir é que o melhor equipamento de depilação a laser que a sua clínica pode ter é o laser Crystal 3D Plus.

Gostou do conteúdo e quer ter esse laser na sua clínica? Então acesse entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

2 comentários em “Depilação a led funciona? Saiba de uma vez por todas.”

    1. Boa tarde Maria, tudo bem? Conforme explicado no artigo, o princípio da depilação a laser é a fototermólise seletiva, onde o laser é direcionado para a melanina do pelo. Em pelos brancos, não há essa melanina e, portanto, a fototermólise não acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *